Campeonato Mundial de Salto de Penhascos tem novo rei

No Castelo de Scaliger, Americano David Colturi venceu pela primeira vez na carreira

por Victor Bastos seg, 15/07/2013 - 15:00
Dean Treml - Red Bull Content Pool

A pequena e pacata cidade de Malcesine, no interior da Itália, se agitou para receber a quarta etapa do Red Bull Cliff Diving neste domingo (14). Mais de doze mil pessoas compareceram ao evento e lotaram a cidade - que possui cinco mil habitantes. A grande maioria do público torcia para Alessandro de Rose, primeiro italiano da história a participar da competição, mas quem se deu bem mesmo foi o americano David Colturi, que venceu pela primeira vez na carreira. 

O resultado foi a injeção de ânimo que ele precisava para a próxima etapa, em que compete em Boston, EUA, e terá o apoio da torcida. "É inacreditável vencer minha primeira etapa exatamente antes de competir em casa. Ano passado eu era um estreante e sempre percebi que tinha um grande potencial, mas nunca tinha conseguido fazer tudo certo. Dessa vez, eu consegui. E ganhei.", explicou ele, sem conter a felicidade. 



Em segundo lugar ficou o seu compatriota Steven LoBue e, em terceiro, o inglês Gary Hunt. Este último é mais um que sai como vencedor em Malcesine, pois viu seus rivais pelo título Artem Silchenko e Orlando Duque terminarem em quinto e décimo lugares, respectivamente, e abriu ainda mais vantagem na disputa pelo tetracampeonato. 



Agora o Red Bull Cliff Diving dá uma parada e os principais atletas do mundo no Salto de Penhasco se preparam para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Barcelona. Homologada pela FINA, esta será a primeira vez que a modalidade fará parte do calendário oficial da competição.



Mulheres

A etapa de Malcesine marcou ainda a estreia das mulheres no Campeonato Mundial de Salto de Penhasco. No sábado, quatro delas saltaram de uma plataforma de vinte metros e gravaram seus nomes na história. 



A vitória ficou com a alemã Anna Bader, "Não dá pra explicar a sensação de vencer. Foi um início fantástico para as mulheres, e, especialmente, para mim. Eu estava um pouco nervosa, mas o apoio do público ajudou demais. Espero que as mulheres tenham chegado para ficar", comentou ela. 



Este ano, pela primeira vez na história, o Red Bull Cliff Diving desembarca em solo nacional. O Brasil recebe a sétima etapa do campeonato nos dias 27 e 28 de setembro.

Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores