João Pessoa sediará maior exposição de futebol do mundo
WE SPEAK FOOTBALL começará no Brasil e percorrerá todo o mundo
JOÃO PESSOA (PB) – Com 150 anos de história, o futebol mundial poderá ser conhecido e vivenciado em João Pessoa por cinco meses, a partir de maio de 2014, com a exposição WE SPEAK FOOTBALL, a maior já produzida e que percorrerá o mundo.
O evento acontecerá na capital paraibana, sub-sede da Copa do Mundo, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, e foi idealizado pelo Qatar Olympic & Sports Museum e pelo National Football Museum, de Manchester, Inglaterra. Começando pelo Brasil, WE SPEAK FOOTBALL (do inglês, Nós Falamos Futebol) percorrerá inúmeros países durante nove anos, até chegar a Doha (Catar) à época da Copa do Mundo de 2022.
Trata-se de uma junção de recursos audiovisuais, em mais de 1,5 mil metros quadrados, com relíquias dos mais de 150 anos do futebol mundial, dando a possibilidade de conhecer e explorar a história que mostra como o futebol se espalhou pelo mundo. Será possível ainda vivenciar os melhores gols e as mais bonitas jogadas, passando inclusive por toda a emoção dos títulos conquistados pelo Brasil nas finais de Copa do Mundo.
O visitantes poderá também sentir a pressão de bater um pênalti, ser o técnico de um time e vivenciar como é estar dentro de diferentes estádios pelo planeta. “Estamos muito orgulhosos de trazer para o Brasil uma experiência tão grandiosa”, afirmou o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo.
A exposição contará ainda com palestras sobre os aspectos socioculturais do esporte, bem como eventos envolvendo a comunidade local, programas educativos e oportunidades de aperfeiçoamento profissional.
A capital paraibana foi escolhida por estar próxima a todas as sedes da Copa no Nordeste. “João Pessoa tem uma localização privilegiada entre o Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia e Ceará, estados com cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo”, explicou.
Para diretor do Qatar Olympic & Sport Museum, Dr. Christian Wacker, WE SPEAK FOOTBALL mostrará como este esporte pode ser entendido sem o auxílio de idiomas. “O futebol é o esporte mais popular do mundo, é parte das nossas vidas e reflete a diversidade cultural de cada país”, declarou.
Kevin Moore, diretor do National Football Museum concorda e vai mais além. “O futebol une milhões de pessoas em todo o mundo, não importando a idade, nacionalidade e cultura. É mais que um simples esporte, é uma parte importante da cultura global, capaz de unir o mundo todo”, finalizou.