Santa Cruz é campeão da brasileiro da Série C
Tricolor pernambucano venceu o Sampaio Corrêa por 2x1, no Arruda
A festa do centenário do Santa Cruz começou neste domingo e aconteceu como deveria ser. Com o estádio lotado e muita festa no Colosso do Arruda. Faltando pouco mais de dois meses para completar 100 anos, o Tricolor conquistou o Campeonato Brasileiro da Série C - o primeiro título nacional do clube que tem uma das torcidas mais apaixonadas do Brasil. Torcida que sofreu nesses anos no inferno de divisões inferiores e que agora sai como time grande, como campeão!
O grito de campeão só saiu da garganta dos torcedores após longos e sofridos 180 minutos. Os últimos 90 foram no Arruda, diante da boa equipe do Sampaio Corrêa e que até então não havia sofrido gols do Santa Cruz. Sofreu justamente no último jogo e logo dois. O primeiro com Dedé e o segundo com Flávio Caça-Rato. O herói do acesso também foi o autor do gol do título e da vitória por 2x1. O tento Tubarão foi marcado por Cleitinho, que não diminuiu em nada a festa.
Santa Cruz fura bloqueio do Sampaio Corrêa
Foram 303 minutos em quatro duelos para o Santa Cruz marcar um gol no Sampaio Corrêa. E que gol importante. Aos 33 da etapa inicial, Luciano Sorriso arriscou de longe, Rodrigo Ramos espalmou e Dedé, em posição legal, mandou para o fundo das redes. Festa no Arruda, que balançava com a festa da torcida tricolor.
Antes do tento, a equipe coral criou as melhores chances, porém, não conseguiu aproveitá-las com Flávio Caça-Rato e Tiago Costa. Os visitantes chegaram à meta de Tiago Cardoso apenas depois dos 23 minutos, mas com pouco perigo. A defesa esteve sempre atenta e evitou que o arqueiro trabalhasse muito.
Com 1x0 no placar, o Sampaio Corrêa foi obrigado a se lançar mais à frente. Entretanto, achou pouco espaço para penetrar na defesa tricolor. Desta vez, o bloqueio foi do lado contrário e o Santa Cruz conseguiu segurar o adversário.
Caça-Rato: herói do acesso e do título
A bola mal havia começado a rolar no segundo tempo e o Arruda explodiu em felicidade outra vez. No primeiro minuto, Dedé lançou Flávio Caça-Rato na área. O atacante se aproveitou da falha defensiva e de pé esquerdo mandou no canto esquerdo do goleiro para marcar o segundo gol do Santa Cruz. No melhor estilo CR7 ele comemorou dizendo: “Estou aqui, estou aqui”.
Em desvantagem de dois gols, o Sampaio Corrêa tentou na base do abafa, mas a estrela de Tiago Cardoso voltou a aparecer em decisão. O camisa 1 fez grande defesa no chute de Mimica, aos cinco minutos. Entretanto, o goleiro não conseguiu segurar o forte chute de Cleitinho, aos 34 minutos, que diminuiu o marcador para 2x1.
Os últimos minutos foram de tensão, como sempre acontece em decisões no Arruda. Os maranhenses fizeram uma verdadeira blitz próxima a área tricolor. Tiago Cardoso voltou a aparecer bem e salvou com pelo menos duas grandes defesas.
Sob os gritos de “O campeão voltou” e com os tricolores rodando a camisa no alto, o árbitro Luiz Flávio de Oliveira encerrou a partida aos 9minutos. E pontualmente às 18h03 o Santa Cruz consagrou-se campeão brasileiro da Série C.
Ficha do jogo
Santa Cruz 2
Tiago Cardoso; Oziel, Everton Sena, Renan Fonseca e Tiago Costa (Panda); Sandro Manoel, Dedé, Luciano Sorriso (Léo), Renatinho e Natan; Flávio Caça-Rato (Siloé). Técnico: Vica
Sampaio Corrêa 1
Rodrigo Ramos; Tote, Mimica (Rayllan), Robinho e Aírton; Jonas, Arlindo Maracanã, Eloir e Cleitinho; Leandro Kível (Júnior Chicão) e Lucas (Edgar). Técnico: Flávio Araújo
Local: Arruda
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Vicente Romano Neto (SP) e Neuza Inês Back (SC)
Cartões amarelos: Renatinho (Santa Cruz); Mimica, Leandro Kível e Lucas (Sampaio Corrêa)
Gols: Dedé (aos 33 do 1ºT); Flávio Caça-Rato (ao 1 do 2ºT) e Cleitinho (aos 34 do 2ºT)