Pernambucanas no Sul-Americano de Marcha Atlética
Cisiane Dutra e Rayane Caroline representarão o Brasil em Cochabamba, na Bolívia
Na Marcha Atlética, Pernambuco tem duas referências. Nesta quinta-feira (13), Cisiane Dutra (adulto) e Rayane Caroline (juvenil), atuais número 1 nas respectivas categorias, embarcam rumo ao Sul-Americano da categoria, em Cochabamba, na Bolívia. A equipe nacional será formada por 17 atletas, sendo dez homens e sete mulheres.
Experiente, Cisiane vai para o seu terceiro torneio Sul-Americano. Em 2006 e 2010, a pernambucana também marchou a competição na modalidade 20 km, ambas realizadas na Bolívia. Mesmo com esse conhecimento, o técnico da atleta adotou o discurso da cautela. “Nesta edição, o nosso principal objetivo é fazer com que ela obtenha seu melhor resultado em Sul-Americanos. Cisiane vai brigar contra ela mesma, pois não dá para querer chegar na frente, junto com as atletas que estão habituadas a competir acima do nível do mar”, explicou Vanthauze Marques.
Marchadora pernambucana dos 10 km, Rayane Caroline, apesar de já ter cinco torneios internacionais no currículo, vai ter que se adaptar ao ar rarefeito. A atleta estreia em competições acima do nível do mar. “Todo mundo fala que é complicado marchar nessas condições. Quero, pelo menos, completar a prova e ser a melhor brasileira na competição”, disse a atleta.