Com apenas 13 anos, Tiago é Pernambuco no Mundial de vela
O Campeonato Mundial de Optimist não tinha presença de um velejador pernambucano desde 1999
As poucas palavras são proporcionais à idade, mas inversas à importância da conquista para o esporte em Pernambuco. Com apenas 13 anos, o recifense Tiago Monteiro, do Cabanga Iate Clube, entrará para o seleto hall de velejadores do Estado a disputar o Campeonato Mundial de Optmist. A competição será realizada de 20 a 30 de outubro, em San Isidro, na Argentina. Antes do garoto, apenas Flávio Melo, em 1978, e as irmãs Roberta e Andréa da Rosa Borges, em 1999, conseguiram tal feito.
Sangue de velejador
“A ficha ainda não caiu. Ano passado, já tinha chegado perto e, agora, consegui a classificação”, revelou Tiago. Pai do garoto, o velejador Ted Monteiro comentou a conquista: “Fui treinador e a luta era grande para levar um atleta ao Mundial. Foram 15 anos tentando e, ver um filho chegar a esta conquista, a emoção é dobrada”. Há três anos, Rafael Monteiro - irmão mais velho de Tiago - ficou próximo de garantir a vaga, mas.
Para Ted Monteiro, o desempenho vai depender do lado psicológico. “Tecnicamente, ele melhorou muito. Agora, é preciso trabalhar a cabeça. O nível do Mundial não é o mesmo e a dificuldade é outra. A grande conquista é chegar lá, porque são mais de 180 competidores”, ressaltou. A preocupação do pai logo foi comprovada pela reação do filho. “Estou muito ansioso e espero melhorar daqui pra lá”, apressou-se a dizer.
Entre o Sul-Americano e o Mundial, Tiago Monteiro seguirá no ritmo de treinamentos. “Até julho, os treinos serão aqui. Depois, faremos um intensivo em Serrambi. No mês seguinte já tem o Estadual e mais treinamentos em Maria Farinha”, explicou o técnico Edival Júnior. Nada que vá atrapalhar o garoto nos próximos meses. “Ele é muito dedicado e gosta do esporte, isso é fundamental”, finalizou o pai Ted Monteiro.
Desafio sul-americano
Antes, porém, o desafio do garoto será o Sul-Americano de Optimist de 10 a 20 de abril, em Punta Del Leste, no Uruguai. E a meta do técnico Edival Júnior para a competição é ousada. “Tiago está tecnicamente bem e tem condições de ficar entre os 15 primeiros”, disse. “Espero terminar entre os 20 melhores”, completou o velejador, menos eufórico. Já sobre o Mundial, os dois preferiram não traçar um objetivo. “Nossa ideia é chegar 100% preparado e, lá ,ver o que acontece”, contou o treinador. “Não tenho ideia de como vai ser”, pontuou Tiago.