Hamilton e Rosberg evitam comemorar pódio em Suzuka
O grave acidente sofrido pelo francês Jules Bianchi ofuscou completamente a nova dobradinha da Mercedes na Fórmula 1. Sem clima para comemorar o primeiro e o segundo lugar obtidos no GP do Japão, o inglês Lewis Hamilton e o alemão Nico Rosberg lamentaram a batida que levou o piloto da Marussia direto para o hospital.
"Nossos primeiros pensamentos estão com Jules. Isso se sobrepõe a todo o resto. Quando um de nós se envolve em um acidente, todos rezamos por ele. Perto disso, o resultado da corrida não tem qualquer significado", declarou o inglês, que ampliou a vantagem na liderança do campeonato.
Superado pelo companheiro, Rosberg também manteve o semblante sério no silencioso pódio da corrida japonesa, encerrada de forma precoce por causa do acidente. "Meus pensamentos estão com nosso colega Jules, sua família e seus companheiros de equipe. Estamos esperando por notícias positivas".
O alemão Sebastian Vettel completou o pódio em Suzuka. E, assim como os rivais da Mercedes, não comemorou o resultado. "Tudo que aconteceu durante a corrida na pista é secundário hoje. Um de nós está em um mau momento e ainda não sabemos exatamente como ele está. Esperamos receber boas notícias em breve. Todos os pilotos estão preocupados com ele, porque sabemos como a pista estava escorregadia hoje", comentou o piloto da Red Bull.
Jules Bianchi sofreu o grave acidente na volta 43 ao atingir o guindaste que estava removendo a Sauber de Adrian Sutil - o alemão havia batido no mesmo lugar uma volta antes. O choque do francês, porém, foi mais forte, enquanto Sutil saiu caminhando do primeiro incidente, e causou o encerramento precoce da corrida na 44ª das 53 voltas previstas.
O piloto de 25 anos foi encaminhado ao hospital logo após o acidente. E precisou ser submetido a uma operação. De acordo com comunicado oficial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Bianchi sofreu uma "grave" lesão na cabeça e será transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) depois da cirurgia.
CAMPEONATO - Com sua oitava vitória na temporada, Hamilton abriu 10 pontos de vantagem sobre Rosberg: 266 contra 256. A nova dobradinha deixou a Mercedes muito perto do título do Mundial de Construtores. Ao chegar aos 522, precisa de apenas mais um triunfo para assegurar o troféu por antecipação. A segunda posição pertence à Red Bull, com 332 pontos.