UNINASSAU/América vence São José e vai à final da LBF
Equipe pernambucana enfrentará o Americana já no próximo sábado (18), no Recife, no Sesc Santo Amaro
A equipe da UNINASSAU/América não deu chances ao São José na semifinal da Liga de Basquete Feminino. No Sesc Santo Amaro, neste domingo (12), o clube pernambucano comemorou os 101 anos de fundação e a segunda vitória - das três partidas do playoff – por 70 a 51 e garantiu a vaga na final do torneio contra o Americana. Tiffany Hayes foi a cestinha da partida com 21 pontos, seguida de Adrianinha com 17.
A primeira das três finais dos playoffs está marcada para o próximo sábado (12), no Sesc Santo Amaro, no Recife . É a terceira vez que o Americana chega à final. Por outro lado, grande parte do elenco da UNINASSAU/América também esteve presente nas decisões de 2013 e 2014 pelo Sport.
Mesmo com o desfalque da ala norte-americana Tamera Young, a equipe recifense não se intimidou. Pelo contrário, atuando de rosa e branco, o UNINASSAU/América conseguiu colocar a maioria das bolas de três e fechou o primeiro quarto com o dobro da pontuação: 30 a 15. O São José novamente não conseguiu parar Adrianinha, Erika e Tiffany. Já havia sido derrotado por 81 a 55 na última segunda-feira e praticamente repetiu a atuação.
O time paulista chegou a esboçar uma reação no segundo quarto. Plutin e Karina Jacob alavancaram o São José, principalmente através das assistências da segunda. O segundo quarto foi fechado em 16 a 12. Ainda assim, a diferença no quarto inicial definiu a vantagem pernambucana no primeiro tempo por 42 a 31.
O intervalo deu um novo gás à UNINASSAU/América. Com Erika e Nádia rebotando tudo, o time comandado por Roberto Dornelas sofreu apenas cinco pontos e fechou o terceiro quarto em 55 a 36. E seguiu com o ritmo forte, até que o comandante da equipe pernambucana iniciou o rodízio e colocou Sandora, Tainá e Nicolle. O São José ainda marcou mais pontos, mas foi derrotado por 70 a 51.
Revanche?
A final entre Americana e UNINASSAU/América é quase uma repetição da final de 2014. Isso porque praticamente toda equipe pernambucana – incluindo a comissão técnica e o treinador Roberto Dornelas – estava no Sport e foi derrotada no ano passado diante da equipe paulista. Agora, as atletas lideradas por Adrianinha poderão se recuperar da perda e conquistar o título da LBF 2015.