Idosos mostram disposição sem idade nos Jogos Solidários

Mais de mil estiveram reunidos no Centro Esportivo em comemoração ao Dia Internacional do Idoso

por Rodrigo Malveira sex, 02/10/2015 - 11:50

Dando uma mostra de que a prática de atividade fisíca não tem idade, vários idosos participaram de diversas ações na Comemoração do Dia Internacional do Idoso, que tradicionalmente, em Pernambuco, também agrega os Jogos Solidários da Pessoa Idosa de Pernambuco, que se iniciou na última quinta-feira (1) e terá prosseguimento durante toda essa sexta-feira (2) e até a quinta-feira (8). Reunindo diversas atividades desde caminhada, apresentações culturais e jogos esportivos, os vovôs e vovós mostravam que disposição era o que não faltava para eles.

A sexta-feira começou cedo para todos os que participavam das festividades, com uma caminhada desde a pracinha de Boa Viagem até o Centro Esportivo Santos Dumont. Eram mais de mil idosos, fantasiados, dançando e empolgados por mostrar que a idade não é empecilho para nada na vida deles. O vigor físico para aguentar tanto tempo sem cansar chegava a impressionar até os mais jovens que estavam no local.

“Eu estou aqui super cansada, morrendo, da caminhada e eles não. Ontem ficaram do começo até o fim das atividades. Chegamos aqui às 13h e ficamos até às 21h, só foram embora quando não tinha mais nada para fazer e hoje já estão aqui de novo firmes e fortes”, disse a coordenadora do grupo Viver Melhor, Francicleide Cabral, de 36 anos.

O grupo de Francicleide era apenas um dos vários presentes no Santos Dumont e eles eram de várias localidades, desde a capital Pernambucana até o interior do Estado. A festividade exclusiva para os idosos já faz parte do calendário das associações que tem toda uma preparação para chegar e não fazer feio nas competições. “Nós já participamos há bastante tempo dos jogos, sempre estamos por aqui. Treinamos e nos preparamos, temos educação fisíca, além de pintura e outras atividades”, comentou Tereza Cristina, de 56 anos, da Associação dos Idosos de Carpina (AIC).

E a experiência de ver tantos idosos participando das atividades e se divertindo torna gratificante o trabalho que é realizado nas instituições. “Nosso intuito é de tirar o idoso de dentro de casa, aquele que toma conta de neto que tem artrite, osteoporose, diabete e hipertensão. Esse grupo já tem 10 anos de formado e a segunda vez que a gente participa dos jogos e o intuito é esse: se divertir”, comentou Francicleide.

COMENTÁRIOS dos leitores