São Francisco e Cametá decidem a Taça Estado do Pará
Leão santareno busca o primeiro título do clube. Mapará quer o bicampeonato. Vencedor da final enfrentará o Paysandu na disputa da Taça Açaí, o Parazão 2016.
Chegou a hora de saber quem vai ser o representante do interior na grande final do Parazão. São Francisco e Cametá duelam pelo título da Taça Estado do Pará neste domingo (24), às 18 horas, no Colosso do Tapajós, em Santarém. Após eliminar nos pênaltis o Paragominas, a equipe santarena busca o primeiro título de turno da agremiação. Enquanto os cametaenses, que também precisaram dos pênaltis para superar o São Raimundo, almejam conquistar o bicampeonato (o primeiro foi conquistado em 2012), mas para isso precisa ganhar o returno.
Os dois farão final inédita na história do Parazão. Para sair vencedor nessa jornada, o São Francisco terá todo o elenco à disposição. Mesmo sem desfalques, o técnico Walter Lima faz mistério em relação aos titulares que começarão a partida. Situação semelhante passa o Cametá, que está com todo time apto, mas também esconde a provável escalação inicial.
Já garantido na Série D, o Leão santareno poderá ser campeão de um turno do Parazão pela primeira vez desde a fundação. O máximo que o time conseguiu foi a conquista da Segundinha em 1997. Caso consiga a vitória, além de erguer o troféu, dará ao rival São Raimundo a vaga restante na quarta divisão nacional. O Panterá é o terceiro lugar na classificação geral da competição.
O Mapará ainda corre atrás da vaga na Série D e necessita do triunfo para assegurá-la. Hoje ocupa a sexta colocação na classificação geral do Parazão. O Cametá também quer o segundo título de Campeonato Paraense na história. Em 2012, os cametaenses, campeões do primeiro turno, encararam o Remo na Taça Açaí em dois jogos, ambos em Belém. Houve vitória dos interioranos na primeira peleja por 2 a 1 e, na segunda partida, empate por 2 a 2 com dois gols no final. Dessa forma, tornou-se o segundo clube do interior a conquistar o Parazão.
O vencedor do duelo enfrentará o Paysandu, campeão do primeiro turno, pela Taça Açaí – espécie de “terceiro turno”, em que os ganhadores dos dois primeiros decidem quem vai ser de fato o campeão paraense da temporada.
Prováveis escalações:
São Francisco: Paulo Rafael, Andrey, Carlinhos Rocha, Perema e Andrelino; Douglas, Rodrigo Santarém, Juninho e Samuel; Balotelli e Elielton. Técnico: Walter Lima.
Cametá: Evandro; Américo, Tonhão, Renan e Sousa; Jadão, Frank, Tony Love e Elton; Robinho e Tales. Téc: Euclides Magno.
Arbitragem: Benedito Pinto da Silva. Auxiliares: Heronildo Sebastião Freitas da Silva e Silvério Ferreira Pinto.
Por Mateus Miranda.