Náutico mostra personalidade, mas perde para Vasco
Timbu perde para equipe cruzmaltina, por 3 a 2, em São Januário, pela Série B
Depois de um primeiro tempo praticamente impecável, levando-se em conta a torcida contra, o Náutico foi batido pelo Vasco, por 3 a 2, em São Januário, no Rio de Janeiro, pela 9ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2016. Os gols alvirrubros foram marcado por Rafael Pereira e Renan Oliveira, enquanto os donos da casa triunfaram através dos tentos assinalados por Andrezinho, Rodrigo e Eder Luis. Com o resultado, o Timbu permanece com 16 pontos e, pelo menos provisoriamente, na quarta posição. Já os cruzmaltinos mantêm a liderança, com 22 pontos.
Mantendo o estilo de jogo verticalizado adotado por Gallo, o Náutico teve uma atuação ousada durante o primeiro tempo, mesmo com a torcida jogando contra. Equilibrado na defesa e veloz nos contra-ataques, o Timbu ameaçou a meta adversária com mais frequência – contando com quatro atacantes entre os titulares – e não seria nada injusto o time alvirrubro na vantagem ao término dos 45 minutos iniciais.
Após uma finalização esdrúxula de Rony, de frente para Jordi, aos seis minutos, o Vasco conseguiu, numa das poucas investidas concretizadas, abrir o placar. Aos 12, Madson cobrou lateral direto na área, a defesa alvirrubra cochilou e o meia Andrezinho aproveitou para concluir e por os cruzmaltinos na vantagem. Depois, fazendo jus ao panorama em campo, o Náutico marcou. Aos 33, após sequência de escanteios, Taiberson bateu fechado e Rafael Pereira, antecipando a ação dos defensores adversários, desviou para selar o empate.
No retorno do intervalo, um castigo dos mais ingratos para os alvirrubros, levando em conta o primeiro tempo: logo no minuto inicial, Nenê alçou bola na área, a defesa bobeou, Júlio César saiu mal e Rodrigo pôs o Vasco na frente novamente. O tento mexeu com a confiança adquirida pelo Náutico, e a patente superioridade encontrada no primeiro tempo não voltou a aparecer com a mesma intensidade.
Aos 32, o balde de água fria que ‘matou o jogo’: Eder Luis recebeu passe de William e, de cara para Júlio césar, de uma meia lua para ampliar e garantir a vitória dos donos da casa. No final, aos 47, o Náutico ainda fez mais um, em cobrança de falta de Renan Oliveira – e com ajuda do desvio de Henrique –, mas o resultado positivo terminou, mesmo, com os cruzmaltinos.
FICHA DO JOGO
Vasco
Jordi; Madson, Luan, Rodrigo e Júlio César (Henrique); Marcelo Mattos, William, Andrezinho (Eder Luis) e Nenê; Jorge Henrique e Leandrão (Thalles). Técnico: Jorginho.
Náutico
Júlio César; Joazi, Rafael Pereira, Eduardo e Mateus Muller; Gastón (Eurico), Maylson e Rony; Taiberson (Renan Oliveira), Bergson (Odilávio) e Jefferson Nem. Técnico: Alexandre Gallo.
Local: São Januário (RJ).
Torneio: Campeonato Brasileiro (Série B – 9ª rodada).
Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS).
Assistentes: Neuza Ines Back (SC) e Leirson Peng Martins (RS).
Gols: Andrezinho, aos 12 minutos do 1° tempo, Rodrigo, a um minuto do 2° tempo, e Eder Luis, aos 32 minutos do 2° tempo (Vasco); Rafael Pereira, aos 33 minutos do 1° tempo, e Renan Oliveira, aos 47 minutos do 2° tempo (Náutico).
Cartões amarelos: Madson, Marcelo Mattos e Jorge Henrique (Vasco); Gastón, Taiberson, Eurico e Eduardo (Náutico).