Sport consegue primeiro empate ante São Paulo no Morumbi

Leão ainda não quebrou tabu de não conseguir vencer no reduto tricolor, mas garantiu um ponto e sobiu para a 17ª posição na Série A 2016

por Fernando Sposito qui, 23/06/2016 - 22:56
 LUIS MOURA/WPP/ESTADÃO CONTEÚDO LUIS MOURA/WPP/ESTADÃO CONTEÚDO

Nesta quinta-feira (23), a noite de São João do Sport, distante das fogueiras nordestinas, não contou com vitória no placar, mas rendeu uma nova conquista. Isso porque, diante do São Paulo, no Morumbi, o Leão garantiu seu primeiro ponto no reduto tricolor – nos 17 confrontos anteriores no estádio, os anfitriões venceram todos –, ao empatar sem gols com o time de Edgardo Bauza, pela 10ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2016. Com o resultado, os rubro-negros deixam a vice-lanterna da competição e chegam à 17ª posição, com nove pontos somados, dois atrás de Cruzeiro e Santa Cruz, os primeiros fora da zona de rebaixamento, nas 16ª e 15ª colocações, respectivamente.

Após um começo de jogo em que o São Paulo conseguiu manter maior posse de bola e controlá-la no campo ofensivo, o Sport encontrou equilíbrio entre os setores defensivo e ofensivo, tendo Diego Souza como peça criativa e símbolo de poder de fogo. Apesar de continuar expondo erros não forçados, o Leão conseguiu neutralizar, na medida de sua capacidade técnica, o ímpeto do Tricolor, e, quantitativamente, encerrou o primero tempo emparelhado com o time da casa nas chances criadas (6x5 em finalizações para os anfitriões). 

Enquanto Diego Souza permaneceu – assim como nos jogos anteriores – como principal nome do Sport, pelo lado do São Paulo, as principais chances vieram e saíram dos pés de Paulo Henrique Ganso. Paralelamente, Michel Bastos foi o responsável por impor movimentação nas linhas intermediária e de ataque do Tricolor, formando-se, portanto, um panorama geral que espelhou a igualdade apontada pelo placar ao ser decretado o intervalo do confronto. 

No reinício do confronto, as rédeas da partida voltaram para o São Paulo, que passou a pressionar o Sport através de passes e jogadas velozes. Na contramão do volume intensificado, os tricolores esbarraram na falta de pontaria e na inspiração do goleiro Magrão. Mas, justiça seja feita, o Leão conseguiu adequar sua capacidade às circunstâncias estabelecidas, de forma que, mesmo sem o poder ofensivo demonstrado na etapa inicial, manteve a concentração na contenção de jogadas, assegurando a igualdade – e o principal: sem levar gols. 

Craque LeiaJá

Diego Souza (Sport): Numa partida em que o Sport conseguiu alcançar equilíbrio diante do organizado São Paulo, o camisa 87 do Leão foi o principal articulador da equipe, com arrancadas, finalizações que assustaram o goleiro Denis e senso de liderança em campo. 

Bola murcha LeiaJá

Everton Felipe (Sport): Mesmo com o costumeiro esforço ao tentar ir para cima dos marcadores adversários, o jovem rubro-negro esteve apagado em campo e terminou substituído por Luiz Antônio. 

FICHA DO JOGO

São Paulo

Denis; Bruno, Maicon, Rodrigo Caio e Matheus Reis; João Schmidt (Luiz Araújo), Thiago Mendes, Ganso e Michel Bastos; Kelvin (Centurión) e Ytalo (Alan Kardec). Técnico: Edgardo Bauza. 

Sport

Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Rodney Wallace; Rithely, Serginho (Rodrigo Mancha), Everton Felipe (Luiz Antônio), Diego Souza e Gabriel Xavier; Edmílson (Lenis). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Data: 23/06/2016

Local: Morumbi (SP)

Torneio: Campeonato Brasileiro (Série A – 10ª rodada)

Árbitro: Rafael Traci (PR)

Assistentes: Rafael Trombeta (PR) e Pedro Martinelli Christino (PR)

Cartões amarelos: Edmílson e Samuel Xavier (Sport)

Público: 11.145 torcedores

Renda: R$ 321.698,00

COMENTÁRIOS dos leitores