A confusão das 'provas gratuitas' na Rio 2016
Informações desencontradas causam constrangimento e frustração a quem decide assistir algumas provas consideradas gratuitas em certos pontos do Rio de Janeiro
“Todos os dias chega gente perguntando se é de graça”. Informações desencontradas causam constrangimento e frustração a quem decide assistir algumas provas consideradas gratuitas em certos pontos do Rio de Janeiro.
O depoimento acima é de uma das voluntárias que trabalha recebendo o público na Marina da Glória, onde são realizadas as provas de Vela. A reportagem do Portal LeiaJá foi até o local e constatou que realmente há uma confusão de informações.
O site oficial informa que não existem ingressos gratuitos, mas que algumas competições esportivas por serem realizadas ao ar livre, podem ser acompanhadas ao vivo nas áreas públicas. Contudo, a entrada para assistir as competições de Vela, por exemplo, custa R$ 70 e o público pode acompanhar apenas a saída e a chegada dos competidores.
Alguns pontos estratégicos, como a praia do Flamengo, permitem que o espectador assista, de longe, a passagem dos atletas.
Outros esportes como a maratona, marcha atlética, ciclismo de estrada (circuito e contrarrelógio) e a prova de ciclismo do triatlo, também podem ser acompanhados gratuitamente, apenas em alguns trechos por onde os competidores devem passar.