Circuito esportivo paraense faz sucesso no Maranhão

A cidade de Carolina recebeu atletas do Sun&Fun Adventure para competições em diversas modalidades radicais

seg, 12/06/2017 - 16:53

A pequena cidade de Carolina, na região Sul do Maranhão, parou pra ver as provas do Circuito Multiesportivo paraense Sun&Fun Adventure, que durante o último fim de semana mobilizou mais de duas centenas de participantes nas modalidades de Stand Up Paddle, Mountain-Bike e a Corrida Rústica. O evento ainda é novo, mas vem crescendo junto aos amantes de esporte de aventura por não ter obrigatoriedade de tempo. A ideia é deixar todo mundo solto pra curtir seu próprio limite e estabelecer suas próprias regras usando uma bússola de tempo imaginário caminhando em locais poucos conhecidos e de díficil acesso. As trilhas são demarcadas, porém, tem gente que se perde e depois se acha e segue firme até a linha de chegada.

"Dá maior adrenalina, funciona como antidepressivo e valoriza suas forças físicas e psicológicas", contou o farmacêutico Hélio Carvalho, que mora na vila de Grajaú, a 70 Km de Carolina. Ele não chegou em primeiro. No entanto, sintetizou o que é participar do circuito. O primeiro colocado foi Matheus Almeida, 40, um carioca que mora em Balsas (MA) e grande incentivador nas corridas de bike em trilhas. O segundo lugar foi de Vilian Alves, de Carolina, e o terceiro foi Wagner Silva, também de Carolina. "Eu fiquei em terceiro"? "Gente que legal", comemorou muito. O trio completou a trilha de 50Km em três horas de tempo e já era noite quando voltaram à linha de chegada.

A prova de Mountain-Bike foi realizada na tarde de sábado, 9, com 62 participantes dos Estados do Pará, Maranhão e Tocantins. A Central das Corridas, plataforma digital usada pelo Sun&Fun pra realizar as inscrições, havia registrado 82 inscrições. No feminino, as jovens Milceia Procópio (1º), Livia de Souza (2º) e Julia Vidal Melo (3º), ambas de Balsas (MA), ocuparam o pódio. Antes das bikes, a agitação ficou por conta dos atletas do Stand Up Paddle, pela manhã. A modalidade chamou atenção dos moradores que nunca tinham visto uma competição náutica não motorizadas nas águas do rio Tocantins, que separa Carolina, da Vila Fidélis, no Estado do Tocantins.

O secretário municipal de Esportes de Carolina, Rogério Rodrigues de Souza, confirmou a informação e sugeriu uma parceria com os paraenses com objetivo de incentivar o uso do rio como cenário de ações esportivas. "Nós vamos ficar conversando e quem sabe essas experiência possam vir pra Carolina", disse. Outro secretário municipal que elogiou o circuito paraense foi Leonardus Amorim. "O evento vai abrir portas e oportunidades pra Carolina trabalhar seu plano de turismo pra chamada baixa temporada", disse.

O município de Carolina, juntamente com Estreito e Riachão, ficou incluído no traçado geográfico do Parque Ambiental de Chapada das Mesas, criado em 2005 pelo Governo Federal como forma de preservação ambiental. A área ocupa 159.951 hectares  de vegetação de cerrado, campos e um relevo acentuado de grandes chapadões, quedas d'águas e cachoeiras. Esse cenário facilitou a abertura de empreendimentos grandiosos como o Complexo da Pedra Caída e várias fazendas que abriram trilhas ecológicas pro segmento turístico. E foi pra esse contexto que o Sun&Fun levou seus participantes na segunda parte da programação que vai até novembro com mais duas etapas: Salinópolis e Curuçá.

Ao propor a realização da segunda etapa, edição especial Carolina, a coordenação do evento não esperava tanta repercussão. "A procura foi muito grande e ficamos temerosos, mas seguimos em frente e conseguimos trazer nossa logística de guarda-corpo, pódio e pórtico. Deu muito trabalho, mas nós faríamos tudo de novo em nome dos nossos atletas. A cidade de Carolina abraçou nosso evento e nós conseguimos fazê-lo com grandiosidade. Eu agradeço ao Governo do Estado do Pará, ao governador Simão Jatene, e os secretários Adenauer Goés, do Turismo, Renilce Nicodemos, de Esporte e Lazer, e Daniel Nardin, da Comunicão Social, pelo apoio", disse Live Gomes, organizadora do Sun&Fun Adventure, na manhã desta segunda-feira, 12.

O Circuito tem muitas surpresas como a do campeão da prova de Stand Up Paddle, Marcos Silvano Miranda, o "Marcão", 51. Ele remou os 10Km da prova em pé sobre um caiaque, quando o recomendado é uma prancha de mais de 2 metros de comprimento e remos em alumínio. "Eu remo todos os dias nesse rio e ainda pratico muito esporte. Eu tô muito feliz em ver esse rio cheio de atletas, colorido, uma festa. É muita emoção", disse chorando o grandalhão, que dedicou seu desempenho ao rio e ao povo de Carolina. "Esse rio precisa ser usado ao esporte", desabafou. O caiaque do campeão logo virou atração entre os turistas e moradores de Carolina. "Ele é um verdadeiro campeão", disseram. O pódio de Marcão foi completado com Abílio Diniz, do Pará, e Thassyo Costa, de Balsas, no Maranhão. No feminino, muita festa também pras atletas Leila Solon, em primeiro, Luciana Dantas, em segundo e Tânia Assis, em terceiro. Todos receberam medalhas e uma lembrança da cerâmica paraense.

Outro exemplo de superação revelado pelo Sun&Fun é da dona casa Joana Martins da Silva, 69, que faz parte do grupo "Socorrer" há vários anos e diz que não vai parar. O percurso de 15KM foi concluido em mais de cinco horas. Dona Joana, como é conhecida entre a turma mais jovem, recebeu todo carinho da equipe, que só fecha o evento quando chega o último participante. "É nossa regra", conta Bruno Calderon, diretor de provas do Sun&Fun Adventure. A trilha da Corrida Rústica foi montada no camplexo da Pedra Caída, que pela primeira vez abriu sua porta pra receber um evento do Estado vizinho. O local é grandioso com cachoeiras, teleférico, tirolesa e outras atrações dignas de parques temáticos internacionais. "Estamos muito orgulhosos, o Pará é referência em eventos multiesportivos", disse Live Gomes.

A prova da Corrida Rústica é a mais esperada do circuito. Foram 150 participantes de um total de 232 inscritos pela internet. A largada foi as 7h da amnhã, em clima de descontração. Os participantes vêm em grupos ou sozinhos, "o que vale é a alegria", disse a campeã no feminino Silene dos Santos, do grupo "Amigas da Praça", de Ananindeua. "O esporte é bom, muda tudo na vida da gente", completou a atleta Deize Bastos, que corre junto com a campeã. "Nosso grupo é bem grande e esperamos continuar crescendo", completou. O pódio feminino foi completada com as atletas Andreia Regina, Silvanea Menezes, em terceiro.

Entre os homens, não teve essa de tempo esticado. O campeão foi Athila Cavalcante, com tempo de uma hora e dezoito minutos. O rapaz é de Araguaína e já venceu as provas de 10 mil e 5 mil no circuito Norte e Nordeste da Caixa Econômica Federal; o segundo colocado foi Marcelo Pinto, com tempo de uma hora e vinte e um minutos, e em terceiro, Evanis Carlos, de Carolina, ficou em terceiro com tempo de uma hora e vinte e cinco minutos.

O Sun&Fun também atraiu muitos outros corredores. Um dos mais animados era Rafael Sousa Rabelo, de Araguaina. "Eu vi o Sun&Fun nas redes sociais e estou aqui pra aprender a logística e participar da prova, já que temos projeto nessa área e queremos melhorar nosso trabalho. Até aqui, estou gostando muito", disse. Outros grupos de Imperatriz, Araguaína, Balsas e Belém completaram a festa. Também teve participação de casais como Flávio Silveira e sua esposa Livia Silveira, os dois eram só sozinhos na chegada. O circuito Sun&Fun Adventure segue em mais duas etapas no Pará. As incrições estão abertas no site do evento www.circuitosunfun.com.br

Por Selma Amaral, da assessoria do evento.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores