Julio brilha no fim e garante empate do Santa em casa

Tricolor foi mal na segunda etapa e viu o Ceará desperdiçar boas chances de gol

por Renato Torres ter, 26/09/2017 - 21:23
Chico Peixoto/LeiaJáImagens Santa jogou melhor na primeira etapa, mas caiu no segundo tempo Chico Peixoto/LeiaJáImagens

Precisando somar pontos para se afastar da zona do rebaixamento, o Santa Cruz recebeu o Ceará na noite desta terça-feira (26), em pleno estádio do Arruda. Com um adversário que buscava voltar ao G4, era preciso mostrar que sob o comando de Martelotte, o tricolor estava realmente mais forte. Na prática, isso só ficou evidente no primeiro tempo. Com uma queda de desempenho gritante, o tricolor ficou no 0x0.

Tricolores começam apertando

Nada melhor para mostrar força do que apertar na primeira oportunidade. A defesa cearense ainda estava esquentando quando André Luís invadiu a área pela direita e tocou para Primão. Quando a bola passou por Éverson, Rafael Pereira estava na linha para desviar. Na sobra, Nininho bateu cruzado e André tentou escorar, mas já era tarde, o Santa perdeu um gol aos dois minutos de jogo.

Querendo manter a pressão, o tricolor buscava os lados do campo para levantar bolas na área, entretanto, errando o último passe, via o Ceará tentando crescer, naquele momento, e equilibrando o jogo. Aos 10, a primeira boa chance foi em chute longo de Richardson que Julio Cesar colocou para escanteio. E quase abriu o placar aos 26 com Lima. Ele recebeu pela esquerda, limpou dois marcadores e invadiu a área. Julio fechou o ângulo, mas contou com a sorte para a finalização colocada do meia passar direto para fora.

Empurrado pela torcida, o Santa voltou a apertar na reta final do primeiro tempo. Aos 35, em jogada de velocidade, Derley teve a chance de finalizar em gol, contudo Éverson estava inteiro no lance e fez a defesa. O intervalo chegou com o reconhecimento do torcedor que aplaudiu o desempenho coral.

Ceará cresce e Santa demora a reagir

Vacilando nos primeiros minutos da segunda etapa, Derley se enrolou com o companheiro e deixou a bola para Lima. O meia invadiu a área e bateu forte, porém Julio estava lá para manter o marcador no zero. Em mais uma desatenção, o Ceará chegou outra vez com Lima que foi travado por Salles e o goleiro espalmou. No rebote, Ricardinho tentou empurrar e a marcação evitou por baixo. Na segunda sobra, Romário mandou por cima, para a vibração da defesa coral.

Era hora de mudar e Marcelo Martelotte promoveu a entrada de Bruno Paulo, para incomodar mais o adversário pela direita. Ainda iria ter mais uma grande chance alvinegra, com Lima batendo de fora da área, dessa vez foi a trave quem parou os cearenses. Isso, para surgir a primeira chance coral do segundo tempo aos 18. Bruno Paulo tabelou bem com João Paulo para bater no contrapé de Éverson que se esticou para tirar com um tapa.

Melhor no segundo tempo, o Vozão perdeu um gol incrível aos 29 minutos. Lima cruzou pela esquerda e Tiago Costa afastou mal. Richardson bateu colocado, após limpar a marcação, mas a bola teimou em bater no travessão. Na sobra, Romário chegou chutando cruzado para fora. O relógio marcava 37 quando o Santa voltou a assustar. Nininho cruzou rasteiro e Bueno desviou com a ponta da chuteira. Éverson espalmou como pôde para fora.

Os tricolores ainda tiveram a chance de ouro para ganhar a partida aos 41 minutos, em lançamento para Bueno que teve calma para achar Bruno Paulo entrando livre. O camisa 36 bateu de primeira, colocado, porém mandou por cima do gol. Quando o juiz deu cinco minutos de acréscimos, se manteve acesa a esperança da vitória. Aos 48 Bruno Paulo teve a oportunidade em chute colocado, mas Éverson estava em uma noite positiva e defendeu bem.

No último minuto, Éverson lançou direto ao ataque nos pés de Arthur que entrou sozinho com Julio Cesar. O goleiro do Santa virou heroi ao defender a melhor chance de gol da partida inteira. Garantiu um 0x0 que, entretanto, pode devolver o tricolor à zona do rebaixamento, à depender dos outros resultados da rodada.

FICHA DO JOGO

Campeonato Brasileiro da Série B - 26ª rodada

Local: Arruda

Santa Cruz: Julio Cesar; Nininho, Sandro, Anderson Salles e Tiago Costa; Derley, Wellington Cézar e Thiago Primão (Wiliam Barbio); João Paulo, André Luís (Bruno Paulo) e Grafite (Ricardo Bueno). Técnico: Marcelo Martelotte.

Ceará: Éverson; Tiago Cametá (Pio), Rafael Pereira, Luiz Otávio e Romário; Richardson, Pedro Ken, Lima, Ricardinho (Felipe Menezes) e Leandro Carvalho; Elton (Arthur). Técnico: Marcelo Chamusca.

Arbitragem: Leonardo Garcia Cavaleiro - RJ

Assistentes: João Luiz Coelho de Albuquerque - RJ / Carlos Henrique Alves de Lima Filho - RJ

Cartões amarelos: Derley (SCZ) / Tiago Cametá, Elton, Pio e Luiz Otávio (CSC)

Público: 9.317 torcedores

Renda: R$ 58.330,00

COMENTÁRIOS dos leitores