Jogo solidário incentiva a doação de sangue

Partida entre times femininos da Unama e da Tuna Luso e duelo entre ex-jogadores de Remo e Paysandu encerraram ação beneficente em prol do Hemopa

por Ariela Motizuki qua, 13/06/2018 - 16:48

A Universidade da Amazônia (Unama), por meio do Núcleo de Responsabilidade Social, realizou durante o mês de abril e maio o projeto “Sangue Bom”, e conseguiu arrecadar cerca de 200 bolsas de sangue que foram entregues ao Hemopa (Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará). Para finalizar o projeto, a Unama promoveu no último sábado (9), no estádio da Tuna Luso Brasileira, um amistoso entre os times de futebol feminino da universidade e da Tuna e uma partida entre ex- jogadores de Paysandu e Remo.

Envolvendo alunos, professores, funcionários e comunidade em geral, o projeto teve cerca de 500 inscritos para doação de sangue. “Hoje é a culminância do nosso projeto ‘Sangue Bom’. Estamos muito felizes porque tivemos 500 inscritos entre professores, alunos e funcionários. A partir disso tivemos 200 bolsas selecionadas, pois só o ato de se inscrever não quer dizer que você está apto para ser um doador, mas quer dizer que você exerceu seu direito de cidadania”, enfatizou a vice-reitora da Unama, Betânia Fidalgo.

No jogo solidário, os doadores levaram familiares e amigos. “A gente está promovendo uma ação de responsabilidade social de incentivo à doação de sangue e durante dois meses estamos trabalhando. Os alunos e a comunidade em geral se envolveram na doação, e por estarem realizando esse gesto eles e seus familiares estão aqui hoje, nesses dois jogos beneficentes”, explicou o representante do Núcleo de Responsabilidade Social da Unama, Emerson Rodrigues.

O time de futebol feminino da Unama marcou presença no estádio. A estudante de Educação Física e meio-campo Anne Pereira contou que se sente feliz em ajudar a causa através do esporte e que após o esforço físico da partida também iria doar sangue. “É bastante gratificante saber que a gente está ajudando uma causa, que é a doação de sangue. E depois do jogo com certeza eu vou doar sangue”, contou Anne.

O ex-jogador do Paysandu Albertinho esteve presente. “Eu sou uma pessoa que acompanha muito a sociedade e tudo o que acontece em nosso país. Eu vejo que tem várias pessoas precisando de doação de sangue. O esporte ajuda muito na ação”, afirmou o ex-jogador.

O amistoso entre os times femininos terminou 1 a 1, com o primeiro gol do time da Unama e logo em seguida com o gol de empate do time da Tuna Luso. A partida entre ex-jogadores do Remo e Paysandu terminou com o placar de 3 a 0 para o Remo.

COMENTÁRIOS dos leitores