PE conquista dois títulos no brasileiro de hipismo

Henrique Maranhão, na Mirim; e Paulo Miranda, na Júnior, foram campeões nacionais neste domingo (15)

dom, 15/07/2018 - 17:29
Divulgação Henrique Maranhão e Paulo Miranda cravaram a classificação para o Campeonato Sul-Americano de Hipismo Divulgação

A Federação Equestre de Pernambuco mostrou, mais uma vez, a sua força no hipismo ao conquistar dois títulos individuais, neste domingo (15), no Campeonato Brasileiro da modalidade, realizado no Clube Hípico de Santo Amaro. O cavaleiro Henrique Maranhão, com Coral Rec Xango, na categoria Mirim (1,20m); e Paulo Miranda, com Tanita, na Júnior (1,40m), levaram o Estado ao lugar mais alto do pódio.

Com os títulos, Henrique Maranhão e Paulo Miranda cravaram a classificação para o Campeonato Sul-Americano de Hipismo, que vai acontecer no Chile, de 29 de outubro a 4 de novembro deste ano. Henrique Maranhão, inclusive, foi medalha de bronze na competição internacional de 2017 e campeão em 2016.

“Foi uma conquista emocionante num final de semana que deu tudo certo. Henrique montou muito bem. Ele é estrategista e consciente do que precisa fazer. A égua também estava na melhor da forma e tudo deu certo. Henrique Maranhão conseguiu ser campeão por equipes sendo o último cavaleiro a saltar alcançando o resultado que o time precisava e, no individual, baixou o tempo necessário para ser campeão. Ele teve uma grande participação no Campeonato Brasileiro”, afirmou o técnico da jovem revelação, André Felipe.

Emocionado com o título, Paulo Miranda dividiu os méritos com as pessoas que o ajudaram na preparação para o torneio. “É uma emoção muito grande conquistar o segundo título Brasileiro. Queria agradecer a toda equipe, ao tratador Dida, ao meu treinador e ao proprietário da égua. Todos foram importantes para o título”, resumiu. 

No sábado, Pernambuco teve outro grande resultado. Na Pré-Júnior, João Pedro Chaves terminou na sexta colocação. E no seu primeiro ano na categoria, o cavaleiro tem muitas chances de se classificar para o Sul-Americano. João Marcelo Santos com By Hanna Lord Pequim, no Mirim, também está na expectativa de ser um dos escolhidos pela CBH, após o bom desempenho no Campeonato Brasileiro.

Campeão por equipes

A FEP também conquistou o título do Campeonato Brasileiro de Hipismo por equipes, na categoria Mirim (1,20m), na última sexta-feira (13). Com quatro cavaleiros na disputa, o Estado terminou a competição zerado e com o troféu de campeão. A equipe pernambucana foi formada com: Henrique Maranhão/Coral Rec Xango, João Felipe Gomes/CS Xairel, João Marcelo Santos/By Hanna Pequim e Paulo Henrique Amorim Paulo/Tiffany.

Critério de classificação

Para definir a equipe do Brasil no Sul-Americano, a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) soma os pontos dos cavaleiros em duas das quatro seletivas mais o resultado no Campeonato Brasileiro, finalizado neste domingo. No final, a equipe será formada com os três primeiros da Seletiva, os três primeiros do Brasileiro, além de quatro cavaleiros escolhidos pela CBH pelo critério subjetivo.

Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores