Jovens mostram talento em campeonato de ginástica rítmica

Campeonato Estadual disputado em Belém serve como preparação para competições nacionais e internacionais

sex, 09/11/2018 - 15:21

O Campeonato Estadual de Ginástica Rítmica, realizado em Belém, mostrou a beleza e encanto desse esporte. As competições ocorreram na quadra de esportes do colégio Moderno, no último sábado (3).

As escolas e clubes têm um papel fundamental na preparação da competição. A ginástica exige concentração, disciplina, equilíbrio e condicionamento físico. “O treinamento das meninas deveria ser realizado todos os dias, mas infelizmente não há um suporte de investimento no Estado. Então trabalhamos na escola três vezes na semana e quando está perto do campeonato, acrescentamos mais alguns dias”, afirmou a treinadora Alline Gatti.

Gatti destacou a admiração e o esforço das crianças para a prática de um esporte que exige bastante preparo e equilíbrio. “Já fui atleta e hoje vejo o fruto do meu trabalho. O coração fica na mão, porque são meninas pequenas e elas começam com 4 anos. Temos que passar essa experiência e calma para que elas consigam se estimular mais e praticar a modalidade”, disse Alline.

As etapas da competição são definidas com os presidentes de clubes filiados. O presidente da Federação de Ginástica Rítmica de Belém, Agenor Paes, destacou a importância do evento para o Estado. “É uma grande oportunidade para crianças da capital, bem como do interior, pois o evento tem duas vertentes: é a oportunidade para que novas crianças surjam nos centros de treinamento de clubes e proporciona a participação de jovens com atletas profissionais”, explicou.

Segundo Agenor, as atletas participam de campeonatos estaduais, nacionais e internacionais. “A primeira etapa de ginastica rítmica foi em maio”, explicou Agenor.

Entre o intervalo de uma apresentação e outra, o apoio da família e amigos é fundamental. Isabel Borges Maia, de 13 anos, começou na dança aos 5 anos e fez uma passagem pelo judô, o que a motiva na ginástica rítmica. “Na escola, duas técnicas me ajudaram e apoiaram. Ano passado viajei e comecei a competir de verdade. Fui me inspirando cada vez mais, e com toda a certeza me imagino participando de campeonatos fora do país. O meu objetivo é entrar na Seleção Brasileira de ginástica rítmica e representar o país”, disse Isabel.

Sobre a importância do evento, muitos responsáveis comentaram o benefício na vida das crianças, ao longo do tempo. A mãe de uma das atletas do campeonato relatou como é a realidade no dia a dia de suas filhas. “Esse evento é muito significativo, principalmente pelas minhas duas filhas. Elas têm compromissos, dedicação e isso ajuda muito para elas se desenvolverem e se interessarem no esporte. Também ajuda na escola e na vida pessoal ”, disse Lucélia Almeida.

Por Natália Lavoura.

 

COMENTÁRIOS dos leitores