Ilha de Mosqueiro recebe competição de kitesurfe

Prova teve percurso de 35 quilômetros pelos rios, da praia do Chapéu Virado até a orla de Icoaraci, no distrito de Belém

por Brenna Pardal qua, 21/11/2018 - 18:50

No último sábado (17), a ilha de Mosqueiro foi sede da 1ª edição do Rally Amazônico de Kitesurfe, esporte aquático que utiliza uma pipa e uma prancha com suporte para os pés. O desafio era chegar primeiro na orla de Icoaraci, distrito de Belém, distante 35 quilômetros do local da largada, a praia do Chapéu Virado. O evento contou com a participação de atletas locais e do Estado do Amapá.

Segundo as informações de Jorge Raiol, professor de kitesurfe e idealizador do evento, o Rally Amazônico é uma prova de resistência. Os participantes devem concluir o percurso no menor tempo possível. A prova exigiu uma condição técnica avançada por parte dos atletas, para um percurso em rios com grandes ondas e bastante vento. 

Jorge Raiol disse que na prova há alguns obstáculos. “A maior dificuldade é velejar com diferentes intensidades de ventos e altas ondas dificultando a velocidade na água”, explicou. Segundo o professor, a alta temporada em praias de água salgada, como Salinas, Ajuruteua e Marudá, se inicia no mês de agosto com ventos fortes, atraindo os amantes do esporte. Em água doce, a temporada começa em setembro e vai até o mês de dezembro, que são as praias de Mosqueiro, Outeiro, orla de Icoaraci, orla de Belém e Vila do Conde, em Barcarena.

O evento estimula o turismo e a economia na ilha de Mosqueiro. Atrai atletas, curiosos e apreciadores do esporte.

Rodrigo Barros, proprietário do Hostel Casa de Praia, em Mosqueiro, destacou o apelo turístico da prova. “Esse tipo de evento é muito interessante para o turismo, visto que atrai atletas e apreciadores. Atração bonita de ver, além de aquecer o comércio local”, disse. Os três primeiros colocados foram Eliton Franco, do Amapá; Gigante, do Pará; e Francimar Chumbinho, do Amapá.

O site Infoescola tem informações detalhadas sobre o kitesurfe: “É um esporte aquático que utiliza uma pipa ou papagaio e uma prancha com suporte para os pés, sendo o objetivo 'voar' e deslizar sobre a água, puxado pela pipa. É uma mistura de windsurfe, surfe e wakeboard. Este esporte é bem recente e está ficando popular no Brasil e no mundo. A pipa é presa em um cinto, na cintura do esportista, e ele se coloca em cima da prancha sobre a água. A partir daí o vento impulsiona a pipa, fazendo a prancha deslizar sobre a água. O esportista tem uma barra de controle, com a qual pode escolher seu trajeto e realizar saltos incríveis. O kitesurfe foi criado em 1985 por dois franceses: Bruno e Dominique Legaignoux. O nome vem da junção de duas palavras inglesas: kite, que significa pipa, e surf, que quer dizer deslizar sobre a água”.

 

COMENTÁRIOS dos leitores