Corinthians e São Paulo lutam pelo título paulista

Enquanto o Tricolor tenta voltar a figurar entre os primeiros, o Timão vai atrás de recordes históricos

LeiaJá SPpor Alex Dinarte sab, 13/04/2019 - 16:05

Neste domingo (14), às 16h, o futebol paulista começa a conhecer o campeão estadual de 2019. O clássico entre Corinthians e São Paulo será o confronto decisivo. Os dois jogos - um no Morumbi e outro na Arena Corinthians, no próximo dia 21, também às 16h - prometem acirrar ainda mais a rivalidade entre o alvinegro e o tricolor. O Corinthians tenta o quarto tricampeonato de sua história, enquanto o São Paulo busca levantar uma taça, o que não acontece desde 2012.

Após 16 anos fora de uma decisão de Campeonato Paulista*, o São Paulo chega empolgado com a nítida evolução no seu rendimento técnico dos últimos jogos. O Tricolor do Morumbi começou o ano tentando inovar com o técnico André Jardine, que não aguentou a pressão e foi demitido em fevereiro, quando da eliminação na primeira rodada da Pré-Libertadores contra o Talleres, da Argentina. Com a queda de Jardine, Cuca era o preferido para ocupar o cargo mas, diagnosticado com um problema cardíaco desde o meio do ano passado, ficou impossibilitado de assumir, de imediato, o comando do time. Desta maneira, o socorro veio da parte administrativa. O coordenador técnico Vagner Mancini assumiu o comando da equipe enquanto Cuca se recuperava para conseguir a liberação médica e voltar ao trabalho.

Deu resultado. O São Paulo voltou a ter padrão de jogo e, depois de se classificar para a fase decisiva do Paulistão, mesmo com dificuldades na última rodada da fase de grupos, venceu os dois jogos contra o Ituano nas quartas de final, eliminou o Palmeiras nos pênaltis depois de dois empates nas semifinais. O Tricolor vai com a confiança elevada para cima do Timão com o técnico Cuca, que está no comando do time desde o último domingo (7). 

Já o Corinthians encara sua terceira final consecutiva no Campeonato Paulista. Campeão em 2018 e 2017, sob comando do técnico Fábio Carille, o Timão vai para o embate contra o Tricolor e busca uma marca histórica: além da possibilidade de somar seu trigésimo título estadual, a conquista do tri-campeonato paulista pela quarta vez igualando os feitos de 1922, 1923 e 1924; 1928, 1929 e 1930, além de 1937, 1938 e 1939.

Por falar em recordes, Cássio também pode atingir uma marca histórica. Se o Corinthians for tri, o goleiro corinthiano passará a ser o maior vencedor da história do clube com nove títulos conquistados. Por enquanto, Cássio segue igualado às conquistas de Del Debbio, Neco, Marcelinho Carioca, Chicão, Alessandro e Danilo, cada um com oito títulos cada. Outro que pode se igualar à galeria dos campeões com oito títulos é o meio-campista Ralf que tem sete títulos com a camisa do Timão.

*O São Paulo foi campeão em 2005 mas o regulamento não previa final

COMENTÁRIOS dos leitores