Dia do Canhoto: os 5 melhores da história do futebol

Seja na defesa, no meio-campo ou no ataque, há sempre um lugar de destaque para quem usa a perna esquerda desfilar sua habilidade em campo

por Alex Dinarte ter, 13/08/2019 - 17:50

Talentosos com a bola nos pés, os canhotos sempre fizeram sucesso no futebol mundial. Seja na defesa, no meio-campo ou no ataque, há sempre um lugar de destaque para quem usa a perna esquerda desfilar sua habilidade em campo. Apesar da lista ser grande, o LeiaJá separou os cinco maiores da história para homenagear no Dia Mundial do Canhoto.

1. Nilton Santos

Considerado o melhor lateral-esquerdo da história do futebol pela Fifa, Nilton Santos (1925-2013), jogou apenas pelo Botafogo-RJ, clube no qual fora campeão em 20 oportunidades. Na seleção brasileira, foram quatro Copas do Mundo e dois títulos mundiais em 1958 e 1962. Apesar de não gostar muito, ganhou o apelido de "Enciclopédia do Futebol" por ter sido o responsável pela ascensão da posição de lateral. Antes de Nilton Santos, nenhum jogador de defesa ousava sair jogando pelos lados do campo para apoiar o time no setor de ataque. Devido a complicações decorrentes do Alzheimer, o ex-jogador faleceu em 2013.

 

2. Roberto Rivellino

Formado nas categorias de base do Corinthians, o "Reizinho do Parque", como é carinhosamente chamado pela Fiel, é um dos maiores nomes da história do clube paulista, apesar de não ter conseguido ser campeão com a camisa do Timão. Com dribles rápidos como o elástico (que Rivellino popularizou) e um potente chute na perna esquerda, o meia conquistou nove títulos atuando pelo Fluminense-RJ e duas taças atuando pelo Al-Hilal da Arábia Saudita. Pela seleção brasileira, Rivellino foi peça chave na conquista do tricampeonato mundial do Brasil na campanha de 1970, no México, além de ter disputado as copas de 1974, na Alemanha, e 1978, na Argentina.

 

3. Gérson

O "Canhotinha de Ouro" nasceu em Niterói (RJ), em 1941. Líder nato e talentoso com a perna esquerda, o meio-campista fez história no futebol faturando títulos por todos os clubes nos quais atuou, como Flamengo-RJ, Botafogo-RJ, Fluminense-RJ e São Paulo-SP. Na seleção brasileira, além da Copa de 1966, na Inglaterra, Gérson comandou o meio-campo do esquadrão de 70 e foi outro destaque individual daquele que é tido por muitos como o melhor time de todos os tempos. Desde o fim da carreira até os dias de hoje, o "Canhota" empresta seus conhecimentos futebolísticos à imprensa esportiva como comentarista na Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro.

 

4. Maradona

Nascido em Buenos Aires, capital da Argentina, "El Pibe D’Oro" foi revelado pelo Argentinos Juniors, passou pelo Boca Juniors (ARG), foi negociado com o Barcelona (ESP), mas teve sua melhor fase defendendo o Napoli (ITA). Vestindo a camisa do clube italiano, o habilidoso "Dieguito" ajudou na conquista de cinco títulos. Na seleção argentina, disputou as Copas do Mundo de 1982, 1986, 1990 e 1994, sendo o principal jogador do segundo título mundial argentino conquistado em 1986. Encerrou a carreira de jogador profissional em 1997 e, atualmente, é técnico do Dorados de Sinaloa, clube que disputa a segunda divisão do futebol mexicano.

 

5. Messi

Atuando desde o ano de 2000 no Barcelona (ESP), o argentino Lionel Messi é mais um canhoto que brilha nos gramados do mundo afora. Eleito pela Fifa como melhor jogador do mundo em cinco oportunidades, Messi tem 32 anos e quase 700 gols na carreira. Pela seleção argentina, "La Pulga" conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2000, e disputou quatro Copas do Mundo (2006, 2010, 2014 e 2018). Pelo clube catalão, entre Campeonato Espanhol, Supercopa da Espanha, Copa do Rei, Champions League, Supercopa Europeia e Mundial de Clubes, o canhoto já conquistou 35 títulos na carreira.

COMENTÁRIOS dos leitores