Com 'indício de fraudes' grupo quer novo estatuto no Santa

Intervenção Popular Coral quer mais participações de sócios torcedores e busca mudança no estatuto do clube

por Luan Amaral seg, 16/09/2019 - 12:09
Zito Junior/Divulgação Intervenção Popular Coral quer mais participações de sócios torcedores e busca mudança no estatuto do clube Zito Junior/Divulgação

Um movimento de torcedores do Santa Cruz tem crescido e chamado atenção nas redes sociais. A 'Intervenção Popular Coral' é um movimento apartidário que busca modernização do Santa Cruz através da mudança do estatuto do clube. A frente do grupo está Jhonny Guimarães, advogado.

O LeiaJá conversou nesta segunda-feira (16) com Jhonny, um dos nomes fortes do movimento que explicou detalhadamente as intenções e as motivações do grupo.

"Eu fui advogado de uma das chapas das eleições de 2017 e vi como o processo eleitoral do Santa Cruz é irregular, até em indícios de fraudes, a lista de sócio é turbulenta. Desde então venho me preparando para propor essa reforma do estatuto", disse Jhonny.

A motivação veio depois das eleições de 2017. Jhonny fez parte da equipe de advogados da Chapa Santa Cruz do Povo, liderada por Fábio Melo. Naquela ocasião alguns indícios de fraudes foram flagrados, segundo Jhonny. O numero de sócios é um dos motivos de maiores dúvidas.

“Tem uma ação judicial que eu venci que determina o recadastramento total dos sócios do Santa Cruz. A gente estava se preparando para fazer essa mobilização pela reforma do estatuto e aí teve o episódio do Diogo Melo, primeiro secretário do conselho, que estava pautando a reforma lá dentro e renunciou porque disse que os grandes poderes do clube não tinham interesse em modernizar. Isso foi o estopim”, afirmou.

“Eu vou buscar judicialmente essa lista que o clube está se negando a dar. Os indícios eles são claros, quem esteve lá no dia das eleições viu muita coisa acontecendo, foi muito turbulento, teve torcedor puxando arma e tudo mais. Algumas práticas são suspeitas. Primeira a lista de sócio que a gente identificou mais de 500 nomes falsos, na justiça conseguimos remover. Não temos provas para apontar, ninguém para culpar, mas a gente sabe que a eleição no Santa Cruz no mínimo ela é confusa”, completou.

A ação vencida por Jhonny será executada nesta segunda (16) como ele revelou. A expectativa é que no prazo de 30 dias ela seja efetuada caso o juiz acate o pedido conforme solicitação.

Mesmo tendo feito parte de uma chapa nas eleições de 2017, Jhonny garante que todo movimento pela modernização não tem posição política no clube.

“É uma mobilização popular, sem qualquer vínculo com chapa, com candidato, não somos nem contra a situação e nem a favor, a gente quer uma verdadeira reforma política no clube. Ampliando a participação da torcida no conselho deliberativo. Abrindo voto para todas categorias de torcedor e regularizando as eleições para que sejam o mais transparente possível”, salientou.

“No sábado (14) eu me reuni com cerca de 100 torcedores do Santa Cruz e a gente começou a colher assinaturas e explicando como a gente vai atuar que é: colhendo a assinatura de 1/5 dos sócios do Santa Cruz, convocando a assembleia extraordinária para se votar o novo estatuto. Está bem maior do que a gente imaginava. Tem ponto de coleta, tem motoqueiro para ir buscar. É bom para o Santa Cruz, a gente tem pessoas que apoiam a situação, mas estão conosco nessa luta pela modernização do estatuto”, concluiu.

Em números, Jhonny acredita que cerca de mil assinaturas de sócios de todas as categorias são suficientes para convocar uma nova assembleia para mudança do estatuto. Ele ainda revela confiança na aprovação e na modernização do clube.

Grupo criou pontos de coletas das assinaturas dos socios além de serviço de motoboy. Foto: Divulgação/Intervenção Popular Coral

Embed:
 

 

COMENTÁRIOS dos leitores