Bahia jogará com camisa manchada de óleo

A foto da camisa de protesto contra o desastre ambiental que atinge o Nordeste foi divulgada junto a um manifesto que cobra providências

por Lara Tôrres dom, 20/10/2019 - 13:07
Reprodução/Twitter O Bahia teve apoio de outros times de futebol do Brasil Reprodução/Twitter

O Esporte Clube Bahia divulgou um manifesto no qual chama para toda a população - sem deixar de cobrar as autoridades - a responsabilidade ambiental de preservar os mares e mangues, diante do desastre ambiental do aparecimento de toneladas de petróleo cru em mais de 150 praias em 171 municípios dos nove estados nordestinos. Na próxima segunda-feira (21), às 19h30 (horário de Brasília), a equipe entrará em campo contra o Ceará no estádio de Pituaçu, em Salvador, e divulgou que usará um uniforme manchado de óleo. 

Embed:

“Quem derramou esse óleo? Quem será punido por tamanha irresponsabilidade? Será que esse assunto vai ficar esquecido? O Bahia é você, somos nós, cada ser humano. É a forma como representamos o amor, o apego, o chamego, o sagrado, a justiça. O Bahia é a união de um povo que vibra na mesma direção, que respira o mesmo ar e que depende da mesma natureza para existir, para sobreviver. (...) Um convite à reflexão: o que faz um ser humano atacar e destruir espaços sagrados? O lucro a qualquer custo pode ser capaz de destruir a ética e as leis que regem e viabilizam a humanidade? A barbárie deve ser tratada como tal, não como algo natural”, diz o manifesto divulgado pela equipe.

No Estado, as manchas de óleo surgiram pela primeira vez em outubro. Até agora, atingiram os municípios de Itacaré, houve registro da substância nas cidades de Vera Cruz, Itaparica, Salvador, Jandaíra, Lauro de Freitas, Conde, Camaçari, Entre Rios, Esplanada e Mata de São João. O problema teve proporções tão graves que levaram o Governo a decretar Estado de Emergência.

A atitude do Bahia foi apoiada não somente por seus torcedores, mas também por outras equipes e competições de futebol do Brasil. A conta oficial da Ouvidoria Fortaleza Esporte Clube respondeu ao Bahia com emojis de aplausos, enquanto o perfil da Copa do Nordeste disse “Parabéns, Bahia! Sensacional”. A conta oficial do Santos e o pernambucano Íbis também felicitaram o Bahia pela atitude. 

LeiaJá também

--> 200 kg de petróleo são retirados só de uma praia da Bahia

--> Moradores e trabalhadores lutam contra óleo no Cupe

--> Vídeo: Jogadores ficam parados em protesto e tomam 2 gols

COMENTÁRIOS dos leitores