Museu celebra os 50 anos do milésimo gol de Pelé

Exposição reúne charges, vídeos, documentários e uma réplica da camisa usada pelo ex-jogador na noite do feito histórico

por Alex Dinarte ter, 12/11/2019 - 16:27
Wikimedia Pelé vestiu a camisa do Santos em 1.116 jogos Wikimedia

Há quem diga que o milésimo gol daquele que é considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé, havia de ser marcado após uma penalidade máxima para que todos parassem para ver. E assim o foi. Na noite de 19 de novembro de 1969, no Estádio do Maracanã, o Brasil parou para ver o "rei do futebol" empurrar a bola para o canto esquerdo e balançar as redes do goleiro argentino Edgardo Andrada (1939-2019), que defendia o Vasco da Gama. O Santos vencia os cariocas por 2x1 pelo torneio Roberto Gomes Pedrosa, e o fato entrava para a história. Passados 50 anos, o feito de Edson Arantes do Nascimento será contado na programação especial do Museu do Futebol, em São Paulo, a partir da próxima terça-feira (19).

Foram vários dias de expectativa, além das festas canceladas em diversos pontos por onde o Santos jogava, pois Pelé, após anotar o 995º gol de sua carreira, viveu um jejum de alguns jogos sem marcar. As histórias dramáticas e as notícias dos jornais das cidades nas quais o jogador não conseguiu marcar o milésimo estarão dispostas em um vídeo na exposição. O material inédito reúne ainda reportagens da cobertura esportiva contando todo o caminho até a marca histórica de mil gols.

O Museu do Futebol apresenta também a exposição "Pelé Mil Gols" na sala Osmar Santos. O artista JC Lobo, que registrou toda a carreira do "rei" com seus desenhos, selecionou 100 charges para serem exibidas. Na mostra, o público poderá ver uma réplica da camisa do Santos usada por Pelé na noite histórica, com o mesmo material e peso da peça na época. Já na sala Jogo de Corpo, os documentários da série "Memórias do Milésimo", produzida em 2019 pela ESPN Brasil, serão exibidos.

Até 1º de dezembro, as visitas educativas ao Museu do Futebol e ao Estádio do Pacaembu terão como temática o "atleta do século XX". A visitação especial acontece nos dias 23, 24 e 30 de novembro.

Livro

Ainda no dia da celebração do milésimo gol de Pelé, 19 de novembro, às 19h, o Museu do Futebol lança uma tiragem comemorativa do livro "As Joias do Rei Pelé", escrito pelo jornalista Celso de Campos Jr. em 2013. O autor participará de uma sessão de autógrafos e de um bate-papo com o também jornalista Alberto Helena Jr.

O livro conta a história do "rei" a partir de 100 peças acumuladas ao longo da carreira. O acervo envolve itens como o rádio de Dondinho, pai de Pelé, e a caixa de engraxate que o então menino usava para trabalhar antes de ser atleta.

 

Serviço

Museu do Futebol

Quando: de 19 de novembro até 1 de dezembro, de terça-feira a domingo, 9h às 17h (visitação até as 18h)

Onde: Praça Charles Miller, s/nº, São Paulo – SP

Quanto: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia entrada) e entrada gratuita para crianças até 6 anos

Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no estádio do Pacaembu

 

Mais informações: www.museudofutebol.org.br

COMENTÁRIOS dos leitores