Vasco é multado em R$20 mil e perde 3 pontos por racismo

Caso aconteceu no campeonato carioca feminino

por Luan Amaral ter, 12/11/2019 - 09:49
Carlos Gregório Jr/Vasco da Gama Caso aconteceu no Campeonato carioca feminino Carlos Gregório Jr/Vasco da Gama

O Vasco foi punido com uma multa de R$ 20 mil, além da perda de três pontos no campeonato carioca feminino de futebol nesta terça-feira (12). A punição do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Rio de Janeiro aconteceu por conta de injurias raciais proferidas por uma torcedora direcionadas a arbitra assistente Paola Rodrigues José.

Por não ter sido capaz de identificar a torcedora que cometeu o ato, o clube acabou sofrendo a sanção seguindo as normas do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) que cobra punição ao clube caso não identifique o agressor.

“Aos 19 minutos do primeiro tempo, meu assistente número dois, senhora Paola Rodrigues José, me chamou para afirmar que foi chamada de ‘macaca’ por uma integrante da torcida do Vasco da Gama. Além disso, outras ofensas, porém não podem ser identificadas. Ato contínuo com a paralisação para parada técnica, o delegado da partida agiu, juntamente com a segurança do Vasco, retirando todos os torcedores da arquibancada atrás da assistente. Desde as informações passadas aos responsáveis do Vasco, o clube buscou identificar a torcedora, fez o possível para ajudar e deu todos os amparos necessários”, disse Alexandre Cardoso Rodrigues árbitro da partida.

"O árbitro estava na jogada e eles queriam que eu o chamasse e tomasse uma decisão que não é minha. Então começaram “cega, maluca”, até que eu escutei a voz de uma mulher, que parecia ter uma idade avançada, pela voz, “ô macaca, levanta isso daí. Não vai levantar isso não, sua macaca?” relatou em depoimento a assistente Paola Rodrigues. "Não foi a primeira e não vai ser a última. Quantas vezes eu vou ter que vir aqui para falar que fui chamada de macaca? Não existe isso. Não existe", lamentou.

O Vasco foi eliminado na semifinal da competição, que será decidida entre Flamengo e Fluminense no próximo sábado (16). O cruz-maltino deve começar a próxima temporada com três pontos a menos visto que a punição não pode mais ser aplicada nesta temporada.

LeiaJá também

--> No Twitter, torcida "se arreta" com renovação de Lombardi

--> Veja por onde andam alguns 'jogadores raiz' de Pernambuco

COMENTÁRIOS dos leitores