Copa de 1982 garante liderança de audiência para o SporTV

Canal teve o triplo de espectadores em relação ao segundo colocado

qui, 09/04/2020 - 15:16
Reprodução/Fifa Copa de 1982 garante liderança de audiência para o SporTV Reprodução/Fifa

Os jogos antigos do futebol brasileiro e internacional são garantia de audiência para os canais pagos no Brasil em período de pandemia do novo coronavírus. Com a bola atual parada, a alternativa é rever grandes duelos de dez, vinte, trinta, quarenta anos atrás.

As atrações chegam a chamar a atenção de metade do público que normalmente procura os eventos ao vivo, o que é considerada uma boa audiência.

O SporTV, do grupo Globo, dono das transmissões das principais competições nos últimos anos, possui um leque maior de opções para colocar no ar. Além dos campeonatos estaduais e nacionais, o canal mantém sua liderança de audiência diária entre os canais esportivos na TV por assinatura com a grande colaboração da "Faixa Especial", que estreou no dia 17 de março e desde o dia 23 de março traz jogos históricos da seleção brasileira com narração e comentários inéditos.

Neste período, além de matar a saudade do futebol, os vts dos jogos garantiram a maior audiência do canal, segundo a assessoria do SporTV. No horário noturno da "Faixa Especial" de segunda a sexta, o SporTV é líder entre os canais esportivos, com mais que o triplo da audiência (+251%) do segundo colocado, o Fox Sports.

Os que viram podem rever e os que não viram têm a chance de acompanhar Zico, Sócrates, Falcão, Júnior, na seleção brasileira na Copa do Mundo de 1982, na Espanha. O título não veio, mas o reconhecimento por um dos estilos mais bonitos de se jogar futebol é destacado até hoje em todas as partes do mundo.

As vitórias sobre União Soviética, Escócia, Nova Zelândia, Argentina e a derrota para a Itália, em 5 de julho, no Estádio Sarriá, são apresentadas com nova roupagem. Infelizmente, sem a narração impecável do saudoso Luciano do Valle, mas com participação do time atual do SporTV.

O Fox Sports fica na vice-liderança pois possui os direitos da Copa Libertadores da América, conquistada nos últimos anos de 2012, 2017 e 2019 por Corinthians, Grêmio, e Flamengo, respectivamente. Os torcedores podem rever todos os jogos das campanhas vitoriosas com narrações originais.

Sem o direito dos jogos da seleção e de campeonatos domésticos, a ESPN aposta todas as suas fichas nos jogos internacionais, com destaque para a Premier League e duelos épicos entre Real Madrid e Barcelona, que garantem até 50% da audiência obtida em jogos ao vivo. Mesma linha segue o Esporte Interativo, com jogos da Liga dos Campeões na TNT.

A partir deste domingo, a Bandeirantes vai usar seu canal aberto para entrar na briga pela audiência com os jogos do passado, ao lançar o "Você Torceu Aqui", que vai exibir jogos clássicos de seu vasto acervo esportivo. A estreia vai ter Palmeiras x Corinthians, final do Campeonato Paulista, de 1993. Jogo vencido pelo time alviverde, que quebrou um jejum de 16 anos sem título.

Para os mais observadores, todos os canais mostram nesses jogos alternativas de se jogar futebol que poderiam ser adotadas novamente pelos times atuais para tornar o futebol um pouco mais atrativo.

COMENTÁRIOS dos leitores