Palmeiras é destaque nas reprises da TV no domingo (31)

Torcedores do Verdão recordam o título da Libertadores da América de 1999, na Globo, e a virada histórica sobre o Flamengo na Copa do Brasil do mesmo ano, na Band

por Alex Dinarte sex, 29/05/2020 - 17:32
Reprodução Reprodução

Após corintianos e são-paulinos terem relembrado os últimos títulos mundiais dos dois clubes paulistas na TV, chegou a vez dos palmeirenses recordarem grandes momentos da história do alviverde imponente. No próximo domingo (31), a TV aberta convida a torcida do Palmeiras e os amantes do futebol para rever duas vitórias: às 14h, na Band, a lembrança é das quartas-de finais da Copa do Brasil de 1999, em que o Verdão derrota o Flamengo no antigo Palestra Itália; já às 16h, a Globo transmite a versão original da decisão da Copa Libertadores da América do mesmo ano. Na ocasião, o time comandado pelo pentacampeão mundial Luiz Felipe Scolari, o Felipão, sagrou-se campeão do torneio continental pela primeira vez.

A noite fria daquele 16 de junho ficará para sempre na memória da torcida do Palmeiras. Após ter eliminado rivais brasileiros como Vasco e Corinthians nas fases oitavas e quartas-de-finais, além do argentino River Plate nas semifinais, o alviverde chegou confiante à decisão frente ao também verde e branco Deportivo Cáli (COL). Duas semanas antes, o Verdão perdera o jogo de ida por 1x0 em território colombiano.

Já no velho Palestra Itália, a história seria diferente. A "defesa que ninguém passa" tinha o goleiro Marcos, os laterais Arce e Junior, os zagueiros Roque Junior e Junior Baiano, além dos volantes Rogério e César Sampaio. A "linha atacante de raça" era composta por Alex, Zinho, Paulo Nunes e Oséas. Com o primeiro tempo finalizado em 0x0, o Palmeiras precisava ir para cima e reverter o placar conquistado pelos colombianos. Foi aí que as estrelas de grandes ídolos do Verde começou a brilhar.

Felipão trocou Arce pelo craque Evair que abriu a contagem. Os colombianos  empataram com Zapata, mas o centroavante Oséas fez o da vitória e levou a decisão para as penalidades. Nas primeiras quatro cobranças, um erro para cada time. Na última, gol de Euller para o alviverde e o próprio Zapata, que havia empatado a peleja, chuta à esquerda do gol de Marcos para a "torcida que canta e vibra", que lotara o estádio, enfim soltar o grito de campeão da Libertadores.

"Você Torceu na Band"

A edição deste domingo (31) do programa que reprisa momentos marcantes da história dos clubes paulistas, homenageia o Palmeiras. A transmissão original com a narração de Luciano do Valle (1947-2014), comentários de Roberto Rivellino e Silvio Luiz, conta a história de uma das viradas mais emocionantes da história do antigo estádio do Palmeiras: pela Copa do Brasil de 1999, o clássico brasileiro entre o alviverde de Parque Antártica e o Flamengo (RJ).

Na primeira partida, em 14 de maio, o Verdão foi derrotado pelo Mengão de Athirson, Beto e Romário por 2x1 no antigo Maracanã. Na volta, o Palestra Itália ficou em silêncio quando Rodrigo Mendes abriu o placar para o rubro-negro carioca. O verde empatou com gol de Oséas, mas sofreu a virada com outro gol de Mendes. A partir dali, eram necessários três gols para o Palmeiras passar à próxima fase. E aconteceu: com um do lateral-esquerdo Junior e dois do atacante Euller, o alviverde garantiu a vitória e a vaga nas semifinais do torneio nacional.

COMENTÁRIOS dos leitores