Treinadora pede demissão após time contratar goleiro Bruno

Segundo a treinadora, contratação macula a imagem da equipe

qui, 30/07/2020 - 14:51
Divulgação/Boa Esporte Bruno deve desembarcar no Acre na sexta-feira (31) Divulgação/Boa Esporte

A treinadora do time feminino do Rio Branco-AC pediu demissão após o clube anunciar a contratação do goleiro Bruno Fernandes, condenado por homicídio triplamente qualificado pela morte de Eliza Samudio. Rose Costa estava no clube desde outubro de 2019. Nas redes sociais, ela disse que o acerto com o goleiro "legitima a ineficiência das leis em nosso país, socializa ainda mais a impunidade aos feminicidas e por fim, macula a imagem da nossa equipe."

O Rio Branco Football Club também perdeu sua patrocinadora por causa da mesma contratação. Bruno foi anunciado pelo cartola Neto Alencar, que afirmou em vídeo que o goleiro era uma das maiores contratações da história do clube.

Ao jornal acreano Notícias da Hora, o dirigente disse que não fazia julgamentos. "O que ele fez na vida pessoal é problema apenas dele. (...) Chegará e mostrará o que tem de potencial profissional", comentou. "Eu penso que Bruno pagou o que ele devia para a sociedade. Quem nunca errou que atire a primeira pedra", afirmou em um segundo vídeo.

Em uma de suas publicações, a treinadora Rose Costa terminou o texto dizendo em letras maiúsculas que "nunca foi e nunca será só futebol". "Precisamos combater o MACHISMO de homens e, principalmente o propagado por mulheres, que em grande maioria das vezes é resultado de um processo cultural, que é conivente, vexatório, e que reproduz cada vez mais violência a mulher, em todas as instâncias e setores, e que em nosso estado está constatado, na triste realidade em sermos o estado com maior índice de violência a mulher do Brasil", assinalou.

Ver essa foto no Instagram

Informo que à partir desta data ME DESLIGO da função de técnica/treinadora do RIO BRANCO Futebol Clube FEMININO, motivo: a contratação do Goleiro Bruno para compor o elenco da equipe masculina do nosso ESTRELÃO. Quero aqui esclarecer que entendo o momento por qual passa o Rio Branco e a grande maioria dos clubes de futebol acreanos, as dificuldades financeiras como também a oportunidade da contratação do Goleiro Bruno, bem como, ainda, a sua “boa” intenção, no sentido de tornar a equipe competitiva e forte. Deixo minha gratidão pela oportunidade, mas preciso esclarecer também que minha história de vida como mulher e profissional me impendem de permanecer no Rio Branco. Como disse, não questiono e nem tampouco julgo suas decisões, mas preciso respeitar a minha história e minhas crenças de que educamos pelo exemplo, e no esporte de rendimento, atletas são figuras públicas, e socializam e influenciam comportamentos, e meu humilde entendimento é que essa oportunidade dada ao Goleiro Bruno, em nossa amada equipe, legitima a ineficiência das leis em nosso país, socializa ainda mais a impunidade aos feminicidas e por fim, macula a imagem da nossa equipe, pois o crime orquestrado por ele é reconhecidamente hediondo, e isso não deve ser personificado na função de atleta de rendimento do nosso clube que tem uma história linda na construção de grandes atletas que são espelhos para toda a nossa juventude e sociedade. Entendam: NUNCA FOI E NUNCA SERÁ SÓ FUTEBOL!!!

Uma publicação compartilhada por Rose Costa (@rose_costavida04) em

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores