Juventus anuncia Andrea Pirlo como novo técnico

Aos 41 anos, ele dará início ao seu primeiro trabalho como treinador de uma equipe profissional

sab, 08/08/2020 - 16:04
Marco BERTORELLO / AFP Pirlo esteve na Juve quando era jogador Marco BERTORELLO / AFP

A Juventus agiu rápido e, horas depois de demitir Maurizio Sarri, anunciou a contratação de seu substituto. Trata-se de Andrea Pirlo, que teve uma passagem marcante como jogador da equipe de Turim e no final de julho havia sido escolhido para comandar a equipe sub-23 da Velha Senhora.

Pirlo assinou com a Juventus até junho de 2022. Aos 41 anos, ele dará início ao seu primeiro trabalho como treinador de uma equipe profissional. E logo no time de Turim, no qual teve passagem de destaque antes de pendurar as chuteiras.

"Hoje começa um novo capítulo de sua carreira no mundo do futebol. Como foi dito há cerca de uma semana: de maestro a treinador", destacou o clube italiano, em nota publicada em seu site e nas redes sociais.

"A partir de hoje Pirlo será o técnico da Juventus, pois o clube decidiu lhe confiar a liderança técnica do time profissional, após já tê-lo escolhido para a Juventus Sub-23", completou. O ex-jogador estava sendo preparado para treinar o time principal em um futuro breve. Mas o insucesso da Velha Senhora nesta temporada apressou esse processo.

E a missão de Pirlo não será das mais fáceis. Ele assume uma equipe em crise de identidade e em baixa depois da eliminação nas oitavas de final da Liga dos Campeões para o Lyon. Há jogadores no elenco que estão desgastados e podem ser negociados. Caberá ao novo treinador implementar suas ideias de jogo, algo que Sarri não conseguiu, apesar da conquista do Campeonato Italiano pela nona vez consecutiva.

"A escolha de hoje se baseia na crença de que Pirlo tem tudo para liderar, desde sua estreia no banco de reservas, um time experiente e talentoso para buscar novos sucessos", explicou a Juventus.

Um dos maiores nomes da história do futebol italiano, Pirlo se aposentou em 2017. Seu último clube foi o New York City, dos Estados Unidos, pelo qual jogou por duas temporadas. Antes, ele fez história com a camisa do Milan, onde ganhou todos os títulos possíveis. Depois de dez anos no time de Milão, se transferiu à rival Juventus, onde também brilhou. Com a seleção italiana, foi campeão mundial em 2006.

Pirlo defendeu a Juventus de 2011 a 2015. Meio-campista de rara técnica e inteligência, foi uma das principais figuras do time de Turim no período em que atuou. Ele conquistou quatro títulos do Campeonato Italiano, além de uma Copa da Itália e duas vezes a Supercopa da Itália.

COMENTÁRIOS dos leitores