Proibidas, peladas acontecem à luz do dia no Recife

Governo disse que a 'fiscalização é contínua', mas pediu apoio da população para denúncias

por Luan Amaral sex, 04/09/2020 - 08:00
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens Proibidas, peladas acontecem à luz do dia no Recife e em Olinda Rafael Bandeira/LeiaJáImagens

Nem placas dizendo claramente que está proibido frequentar quadras, ambiente das famosas 'peladas' na orla da praia de Boa Viagem, inibem a presença e aglomerações de pessoas. A reportagem do LeiaJá também flagrou jogos de futebol em Santo Amaro, no Recife, e em Salgadinho, em Olinda. Apesar de jogarem à luz do dia sem qualquer tipo de prevenção à Covid-19, nenhum órgão de fiscalização foi visto nesses locais.

Os flagrantes aconteceram na terça-feira (1º). Nossa equipe presenciou que em todas as peladas as aglomerações iam além das partidas e também aconteciam fora da quadra, ou do campo, com quem esperava para entrar no jogo. Nem nesse caso o uso da máscara era feito pelos participantes.

Nos flagrantes feitos nas proximidades da avenida Governador Agamenon Magalhães, em Santo Amaro, e em Salgadinho, Olinda, além dos adultos, crianças também eram expostas aos riscos de contágio. Durante o flagra, nenhuma viatura policial ou de qualquer órgão sanitário foi visto. Em Boa Viagem, guardas municipais e policiais militares até foram visualizados a alguns metros das quadras, mas nenhuma atividade ostensiva foi presenciada.

Mas não são apenas flagras recentes, há mais ou menos um mês, imagens de outra pelada em Engenho Maranguape em Paulista também foram registradas pelas câmeras do LeiaJá.

Na coletiva de atualização dos dados da Covid-19 em Pernambuco nesta quinta-feira (3) o secretário estadual de saúde André Longo foi questionado e comentou sobre o assunto. "A fiscalização é contínua. Muito importante que a população procure entrar em contato com o 190 para aglomerações como essas, de preferência quando está acontecendo a infração, porque as pessoas às vezes informam isso depois. Nós temos dito sempre, não conseguimos que o poder público seja onipresente, a gente precisa do apoio da população, são atividades que ainda não estão liberadas", declarou. 

"Muito importante que a população continue ajudando, informando quando da eventualidade desses descumprimentos para que o poder público possa agir e coibir a transmissão da Covid-19 nesses espaços públicos", salientou o secretário.

COMENTÁRIOS dos leitores