Academia de futebol oferece curso para jovens atletas

Iniciativa tem como objetivo preparar atletas que treinam em associações esportivas de comunidades do estado do Rio de Janeiro para que façam uma boa gestão de suas carreiras

por Aurilene Cândida ter, 22/09/2020 - 18:58

O Trilha Empreendedora Pérolas Negras,  projeto em parceria entre o clube de futebol Pérolas Negras e a ONG Junior Achievement, oferece aulas gratuitas de empreendedorismo para atletas e moradores de cinco comunidades do Rio de Janeiro. Jovens com idades entre 15 e 24 anos podem realizar as inscrições pela internet até a próxima terça-feira (29).

Serão contemplados, ao todo, cerca de 400 candidatos do Cantagalo, Cidade de Deus, Vila Aliança, Serrinha (Resende) e Queimados. Moradores de alguma das comunidades que possuem interesse em aprender sobre empreendedorismo, gestão financeira, gestão de carreira e competências para ingressarem no mercado de trabalho também podem participar.  O projeto tem início no dia 30 de setembro, com a metodologia híbrida, sendo necessário, em alguns momentos, a atuação presencial.  O curso terá duração de seis meses. 

O projeto será inaugurado na próxima quarta-feira (23), às 17h, no Youtube. De acordo com a assessoria, um ex-jogador do Flamengo que fez parte da geração mais vitoriosa do clube, entre as décadas de 70 e 80 participará da transmissão para compartilhar um pouco sobre a sua história e explicar como a atitude empreendedora e a gestão de carreira foram importantes para a chegada ao sucesso e, principalmente, para a reinvenção profissional quando deixou de ser jogador. 

Participam também do evento inaugural a Graziella Castilho, presidente da Junior Achievement Rio de Janeiro; Rubem César Fernandes, fundador do Pérolas Negras e do Viva Rio; e João Pedro Bufon, jornalista e ex-aluno da Junior Achievement, responsável pela mediação da roda de conversa. O debate é aberto ao público. 

Vale pontuar que além de contribuir para a construção de carreira dos atletas, o projeto pode ser uma boa opção para os jovens que desejam incrementar o currículo com conhecimentos que podem ajudar a dar destaque nos processos seletivos de empresas.

O conteúdo do projeto é baseado na Trilha Empreendedora da Junior Achievement, cuja metodologia inclui sete programas com temas de gestão financeira, empreendedorismo, ética, rotinas nas empresas, profissões do futuro, e criação de startups, sendo este último, um programa prático, no qual os jovens devem criar uma empresa durante quatro semanas com mentorias. Cada programa dura em média um mês.  “As atividades são práticas e lúdicas, utilizando, inclusive, a linguagem do cotidiano dos alunos para que o processo de aprendizagem faça mais sentido para eles”, destaca a assessoria  da ONG Junior Achievement.

A iniciativa tem como objetivo preparar atletas que treinam em associações esportivas de comunidades do estado do  Rio de Janeiro, para que façam uma boa gestão de suas carreiras quando ingressarem em grandes clubes e instruí-los para o mercado de trabalho como uma alternativa para geração de renda.

Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores