Após 7 anos fechado, Geraldão é reinaugurado

O prefeito Geraldo Júlio atribui o atraso à "crise econômica"

por Lara Tôrres qui, 24/09/2020 - 13:38
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Imagens internas do novo Geraldão Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Na manhã desta quinta-feira (24), o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, conhecido como Geraldão, foi reaberto após sete anos fechado para obras de reestruturação, com adaptações para o convívio com a Covid-19.

Estiveram presentes o prefeito Geraldo Júlio (PSB), seu vice, Luciano Siqueira (PCdoB), o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio, os deputados federais Tadeu Alencar (PSB) e Felipe Carreras (PSB), a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, e da medalhista olímpica e secretária executiva de esportes do Recife, Yane Marques.

Embed:

Solenidade de reabertura

Durante o evento, Yane Marques destacou a modernidade na estrutura do Geraldão e avalia que, apesar da demora, esperar pela conclusão da obra "valeu a pena".

"Está extremamente moderno, com as melhores estruturas físicas que a gente poderia oferecer. A espera valeu a pena. O período de reforma do Geraldão foi atropelado por alguns contratempos, crise e prioridades, precisou dar uma pausa, mas o Geraldão está pronto, está bonito, vai ter vida no Geraldão", disse a secretária executiva.

Yane também explica que além dos treinos e aulas, o ginásio também realiza ações de fomento ao esporte e busca garimpar novos atletas para 12 modalidades de alto rendimento.

No que diz respeito à reabertura durante a pandemia de Covid-19, ex-atleta explica que haverá limite de pessoas nas instalações durante as atividades, entre outras medidas de proteção. "Não é como a gente sonhava. O Geraldão é um equipamento essencialmente esportivo, quem vive o esporte aprende a respeitar regras e a regra agora é essa. A gente tem limite de pessoas para participar nesse momento, selecionamos pessoas do esporte, eventos, turismo, e mais para a frente a gente vai ter a oportunidade de ver isso aqui lotado", afirmou Yane.

Por sua vez, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, disse estar "muito feliz" como cidadão e gestor público, pela reabertura do Geraldão, definido por ele como "Um equipamento completo que ajuda o turismo, ajuda a geração de renda".

"[Vamos] ter eventos esportivos de ligas nacionais jogos de seleção e parte artística e cultural. Muitos eventos grandes agora têm um equipamento à disposição. A cadeia do turismo como um todo pode ser tocada. A gente pode trazer eventos nacionais e internacionais de peso, milhares de pessoas podem vir aqui. Isso mexe com taxistas, com restaurantes, bares, hotéis, com quem trabalha no aeroporto. É um efeito multiplicador muito grande. Na retomada da pandemia o Geraldão vai ter uma participação muito importante", declarou o prefeito.

Atividades

O ginásio oferecerá atividades como jogos-treino de futsal, handebol, vôlei e basquete, sem público, de sexta (25) a segunda-feira (28).

A partir do dia 5 de outubro às 7h, as atividades oferecidas à população serão retomadas gradualmente, a princípio com 350 alunos, nas modalidades natação, karatê, Pilates e dança popular para o público juvenil e adulto. Gradualmente também retornarão as aulas de judô, luta olímpica, dança de salão, badminton, basquete, vôlei, futsal, handebol, ginástica aeróbica, ginástica rítmica, e ginástica artística.

O espaço também conta com uma Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utec), espaço pedagógico para promover inclusão digital à comunidade e aos alunos de escolas da rede municipal de ensino do Recife.

Prevenção à Covid-19

Reaberto em meio à pandemia causada pelo novo Coronavírus, o Geraldão adotou uma série de regras para prevenção do contágio e se adaptar aos protocolos estaduais. Visitas técnicas e atendimentos presenciais dependerão de agendamento. Além disso, é necessário o uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos. É recomendado chegar 15 minutos antes das aulas para aferição da temperatura.

A reforma

Prevista para ser concluída em 2014, a reforma do espaço foi orçada em R$ 45 milhões e sofreu sucessivos atrasos, sendo R$ 25 milhões da Prefeitura do Recife e o restante do valor foi pago por um convênio com o Governo Federal.

Agora pronto, o Geraldão tem 20 mil m² de área construída, três auditórios, salas de dança, artes marciais e palestras, duas piscinas, ginásio com capacidade para 10 mil pessoas, três quadras e área externa com estacionamento.

As intervenções incluíram reforço estrutural do ginásio, aumento da quadra para atividades esportivas profissionais, instalação de sistemas de climatização e sonorização, além de duas grandes rampas para acessibilidade. O Geraldão também teve obras no parque aquático, além de ter recebido placar eletrônico, cadeiras em todos os anéis, revestimento interno e externo da estrutura, guarda corpo e corrimão, piso drenante dos vestiários, piso tátil, pavimentação e drenagem pluvial da rede externa.

História

Atualmente com 50 anos, o Geraldão é um espaço importante para a cidade do Recife. Ao longo de sua existência, foi palco de grandes competições esportivas, como uma etapa da Liga Mundial de Vôlei, em 2002, na qual o Brasil estreou jogando contra Espanha, além de atividades culturais, como shows de A-Ha, Faith No More, Roberto Carlos, Lulu Santos, entre outros artistas brasileiros e internacionais.

COMENTÁRIOS dos leitores