Pelé chega aos 80 como ícone do esporte e da cultura pop

Maior jogador de futebol de todos os tempos rompeu a fronteira dos gramados

por Geraldo de Fraga sex, 23/10/2020 - 08:00

Nesta sexta-feira (23), o Rei do Futebol completa 80 anos de idade. Falar da história de Pelé como atleta é 'chover no molhado', tantas foram as conquistas dentro das quatro linhas, deste que foi considerado o atleta do século passado. Em seu aniversário, vamos falar de um outro Edson Arantes do Nascimento. Aquele que rompeu as fronteiras dos gramados e alcançou seu lugar na cultura pop, seja em filmes, séries de TV, quadrinhos e até na música.

Cinema

Pelé já foi tema de alguns documentários sobre a sua carreira, mas se arriscou também na ficção. Vamos relembrar quatro bem marcantes.

Os Trombadinhas (1980)

Esse aqui, dirigido por Anselmo Duarte, contou uma história escrita pelo próprio Pelé. O filme mostra o Rei do Futebol combatendo criminosos para ajudar menores de rua. Não fez muito sucesso, mas, com a internet, uma cena peculiar acabou virando meme. Você até já deve ter visto por aí.

Embed:

Fuga Para a Vitória (1981)

Nesse aqui, o rei estava acompanhado de dois craques do cinema, somente Sylvester Stallone e Michael Caine. E o time adversário era ‘apenas’ os exército nazista. 

Os Trapalhões e o Rei do Futebol (1986)

Juntar Pelé e Os Trapalhões era sucesso de bilheteria certo. Essa comédia levou mais de 3,6 milhões de pessoas aos cinemas. 

Pelé: O Nascimento de uma Lenda (2016)

Filme que se propôs a contar a história do Rei, com Seu Jorge, Milton Gonçalves e Vincent D'Onofrio, é bem ruinzinho, mas entra na lista por conta participação especial do próprio Pelé.

Séries de TV

Os Simpsons

Pelé apareceu em um episódio dos Simpsons em 1997, mas não como uma homenagem e sim como uma crítica à publicidade no futebol.

Chaves

Se você assiste ao seriado mexicano, lembra da famosa frase do protagonista: “teria sido melhor ir ver o filme do Pelé”. A frase, no entanto, é uma pegadinha da dublagem brasileira. No original, Chaves de refere ao filme mexicano ‘El Chanfle’. Mesmo assim, a piada fez sucesso no Brasil.

Música

Pelé também se meteu a cantor. Gravou com Elis Regina, Roberto Carlos e Jair Rodrigues.

Quadrinhos

Em 1976, Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, transformou o Rei do Futebol em personagem de gibi. Pelezinho ganhou sua própria revistinha, que foi publicada até 1986. 

Propaganda

Comerciais ele já gravou um monte, mas nenhum ficou mais na cabeça da galera que o da campanha Brasil em Ação, de 1998. “ABC, ABC, toda criança tem que ler e escrever”.

COMENTÁRIOS dos leitores