Jovens de Marituba, no Pará, ganham projeção no boxe

Atletas vão participar de campeonatos brasileiros no mês de dezembro, em São Paulo

ter, 17/11/2020 - 16:17

O município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, terá dois atletas em campeonatos brasileiros de boxe, na categoria Elite, em São Paulo, no próximo mês de dezembro. Francielle Jamily Gregório Santos, 18 anos, vai disputar o 18º Campeonato Brasileiro de Boxe Feminino, e Michel Douglas Trindade Carneiro, 20 anos, o 75º Campeonato Brasileiro de Boxe Masculino.

Francielle, da academia Ozzy Boxe, começou a treinar aos 13 anos. Desde então, soma 33 lutas e 32 vitórias, incluindo três títulos de campeã paraense por meio do qual teve a oportunidade de participar das seletivas para o nacional e foi classificada em 2018 e 2019, sendo que ano passado levou medalha de ouro na categoria Juvenil do 17º Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico.

A jovem atleta, classificada para o Brasileiro deste ano na categoria Elite, comenta que aumentou o nível dos treinos. “A minha expectativa para esse ano é a mesma que sonha todo o atleta que chega lá: o lugar mais alto do pódio e o tão sonhado ouro. Mesmo sabendo que esse ano vou estar subindo de categoria e as lutas serão mais difíceis, eu vou continuar treinando bastante, para dar o meu melhor e trazer bons resultados”, comenta.

A Associação Dago Fight, que fica no bairro Santa Clara, em Marituba, é um espaço de revelação de talentos do boxe como Michel Douglas da Silva Trindade, conhecido no boxe como Carneiro, que está se preparando para o Brasileiro nesta associação. Carneiro treina boxe há seis anos na Dago Fight, alternando com outras academias do Pará. Foi três vezes campeão paraense de boxe olímpico e já participou de quatro edições do campeonato brasileiro. “Este ano estou mais confiante em uma vitória por causa das experiências que já tive nestes campeonatos e porque estou treinando com maior suporte, de manhã e à noite, na Dago Fight”, comenta Michel Douglas.

Os atletas têm apoio da empresa Guamá Tratamento de Resíduos, por meio do suporte de equipamentos esportivos e custeio de passagens para a participação de atletas selecionadosO treinador da Associação Dago Fight, Roberto Antônio Mafra, o Dago, lembra que a Guamá apoia, desde 2018, a associação  para o Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico. “Esperamos fazer uma boa luta em São Paulo e trazer essa vitória para o bairro Santa Clara, em Marituba, e o Pará”, avalia o treinador Dago.

O incentivo ao esporte é uma das frentes socioambientais de trabalho da Guamá em Marituba. “A empresa também desenvolve ações de voluntariado, projetos nas áreas de arte-educação voltada para sustentabilidade e alfabetização”, relata Ana Rita Lopes, representante de Responsabilidade Social da empresa.

Da assessoria dos atletas.

 

COMENTÁRIOS dos leitores