Santa vence, mas não consegue acesso à série B

A vitória em casa veio só na última rodada, mas já era tarde demais

dom, 17/01/2021 - 20:03 Atualizado em: dom, 17/01/2021 - 20:28
Rafael Melo/Santa Cruz Santa jogou três jogos em casa e só venceu o Brusque Rafael Melo/Santa Cruz

O Santa Cruz finalmente voltou a apresentar o futebol que o fez ser o primeiro time a se classificar para a fase final da série C. Venceu o Brusque com certa tranquilidade. No entanto, já não dependia apenas de suas forças para garantir o acesso e vai amargar mais um ano na série C do brasileiro porque o Vila Nova venceu o Ituano em São Paulo e não só assegurou o acesso, como sua vaga a para a final da competição diante do Remo.

Gol no começo

O jogo começou do jeito que o torcedor queria, com o Santa Cruz propondo o jogo. Apesar disso, o time do Brusque - que já havia garantido seu acesso - preferiu jogar nos contra ataques e se fechou na defesa, dificultando a vida do tricolor. Mesmo assim, não demorou para o time da casa sair na frente. Depois de longo jejum, Pipico aproveitou uma confusão na área após cobrança de escanteio e abriu o placar.

A vitória simples já bastava no momento, já que Ituano e Vila Nova empatavam sem gols em São Paulo, mas o Santa seguiu atacando e em um chute de Didira de fora da área, Victor Rangel pegou o rebote, limpou o zagueiro e bateu no canto, ampliando o placar.

Um gol para cada lado e cumprimento de tabela

O resultado do outro jogo favorecia Santa Cruz e Brusque, dando o acesso aos pernambucanos e a vaga na final aos catarinenses. Mas o Santa não tirou o pé do acelerador e seguiu atacando o pouco inspirado adversário. 

Com a vaga na série B assegurada, o Brusque não mostrava tanta gana para chegar à final e seguiu com uma postura defensiva. Já o Santa, jogava mais solto, mas com todos os olhos de sua torcida voltados para Itu.

Após algumas tentativas de jogada aérea, o Santa ampliou o placar com Willian Alves de cabeça, diante de uma defesa inerte. A vitória já estava consolidada quando Victor Rangel fez falta na meia lua da grande área e o juiz - equivocadamente - deu pênalti para o Brusque. Melhor para Thiago Alagoano, que bateu, fez e se isolou na artilharia da competição, dando números finais ao jogo: 3 a 1.

Após o gol do Vila Nova, aos 33 minutos do segundo tempo em Itu, restou a Santa Cruz e Brusque jogar os últimos minutos de sua participação na série C de 2020, jogada em 2021 devido à pandemia do novo coronavírus.

Campanha pífia em casa

O Santa Cruz terminou o quadrangular com 8 pontos conquistados, sendo apenas metade deles em casa. A vitória diante do Brusque foi a única no Arruda na fase final, o que anulou a boa campanha fora.

Competições de 2021 e eleições

Em 2021, o Santa tentará mais uma vez se livrar do pesadelo da série C. Mas antes, há ainda o campeonato pernambucano e a fase preliminar da Copa do Nordeste. Para o mês que vem, estão marcadas eleições no clube, com um bate-chapa quente entre oposição e situação. O atual presidente, Constantino Júnior, não deve concorrer à reeleição. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores