Piora nos índices da pandemia muda calendário do futebol

A Copa Verde tem sofrido diversas alterações nos últimos dias devido à piora dos índices da pandemia do novo coronavírus na região Norte do Brasil

qui, 21/01/2021 - 12:06
Fabián Berrío/Wikimedia Commons Estádio Zerão, no Macapá Fabián Berrío/Wikimedia Commons

Competição organizada pela CBF, a Copa Verde tem sofrido diversas alterações nos últimos dias devido à piora dos índices da pandemia do novo coronavírus na região Norte do Brasil. Partidas têm sido adiadas e transferidas por causa de restrições de circulação impostas pelos governos locais e também pela falta de leitos para atender atletas.

Na quarta-feira, por exemplo, a CBF anunciou momentos antes do início do jogo entre Santos-AP e Gama-DF que a partida teria de ser adiada para o próximo domingo, dia 24, além de mudar de local. O confronto que deveria ser realizado no estádio Zerão, em Macapá, agora será disputado no Mangueirão, em Belém. A decisão veio depois de decreto estadual que veta a realização de competições de esporte coletivos em estádios de futebol no Amapá desde a última terça.

Estão proibidos jogos no Amapá pelo menos até o próximo dia 26, quando o governo vai fazer uma reavaliação da situação epidemiológica do Estado para adotar novas medidas. Hospitais da capital Macapá estão com 100% dos leitos de UTI destinados a pacientes com covid-19 ocupados.

Na última sexta-feira, a CBF já havia feito duas alterações na tabela da Copa Verde. As partidas Fast Clube-AM x Independente-PA e Manaus-AM x Ji-Paraná-RO, que deveriam ocorrer na Arena da Amazônia, em Manaus, foram transferidas para Brasília diante da impossibilidade de realização de jogos de futebol na capital do Amazonas.

A Federação Amazonense de Futebol (FAF) informou que, com hospitais da cidade lotados, não seria possível atender atletas caso fosse necessário. Na quarta-feira foram registrados mais de 5 mil novos casos de covid-19 no Amazonas, recorde desde o início da pandemia. Sem oxigênio nos hospitais, o sistema de saúde de Manaus entrou em colapso e o Estado tem recebido doações de várias partes do País e até da Venezuela.

Por meio das redes sociais, a diretoria do Manaus chegou a informar que o médico do clube estava se colocando à disposição para realizar pré-atendimento e análise a distância de torcedores que apresentassem sintomas de covid-19. "A decisão da CBF em alterar o local do jogo foi bem coerente devido à situação que passamos hoje", reconheceu o presidente do Manaus, Luis Mitoso.

A partida da equipe de Manaus contra o Ji-Paraná será nesta quinta-feira, às 15h30, no estádio Defelê, em Brasília.

COMENTÁRIOS dos leitores