Quem conquistará a Copa 2021?

seg, 22/02/2021 - 08:02
Pixabay Pixabay

2021 é ano de Copa América. Argentina e Colômbia vão acolher a edição 47 da competição de seleções mais importante do continente. A prova está agendada para os meses de junho e julho de 2021 e o Brasil procurará defender o título que atualmente detém. Há 38 anos que a competição não se disputava com mais que um país-sede.

Argentina, segunda maior campeã e (ligeira) favorita

A seleção da Argentina é a segunda nação com mais edições da Copa América conquistadas, mas o “jejum” prolonga-se desde 1993. Desde a edição 36 da Copa América, disputada no Equador, que a “albiceleste” não ergue o troféu mais importante do continente, ambicionando regressar aos sucessos em 2021 com a conquista da prova pela 15ª vez, algo que permitiria igualar a congénere do Uruguai como maior vencedora da história da prova. Neste momento, a verdade é que Leo Messi e companhia são apontados como favoritos à conquista do título segundo as cotações da casa de aposta Betway com odd de 2.90 (16 fevereiro 2021), embora a margem em relação ao segundo principal candidato (o Brasil) seja bastante reduzida. Assim, o Brasil, atual detentor do troféu, aparece ligeiramente atrás dos argentinos no lote de favoritos à conquista da competição. Essa será a última grande competição antes da Copa do Mundo 2022, continuando a renovação na seleção já elogiada por Neymar.

 

Embed:

A Copa América 2021 traz consigo uma novidade que se coloca ao nível do modelo competitivo. Contrariamente ao que acontecia até aqui, nesta Copa América 2021, as 12 seleções a concurso (dez sul-americanas mais duas convidadas, no caso, Austrália e a nação que vai acolher a próxima Copa do Mundo, o Qatar) estarão divididas em apenas dois grupos. No grupo A, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Austrália e Bolívia lutarão entre si por lugares na fase a eliminar, ao passo que no grupo B, Qatar, Venezuela, Peru, Equador, Colômbia e Brasil são as seleções envolvidas.

Voltando à questão do favoritismo, olhando às cotações, é a anfitriã Colômbia que surge no encalce de Argentina e Brasil e se perfila como terceira principal candidata ao título. O Uruguai aparece apenas na quarta posição e o Chile fecha o “top 5”. A nação com menor chances de sucesso segundo as casas de apostas é a Bolívia.

Estreia a 14

A prova arrancará com um encontro entre Argentina, uma das duas anfitriãs da prova, e a congénere do Chile. O desafio está agendado para 12 de junho, no Monumental Nuñez. Já o Brasil iniciará a defesa do título no dia 14 de junho, em Cali. Pela frente, a “Canarinha” terá um desafio teoricamente mais acessível que o da Argentina, dado que enfrentará a formação da Venezuela. Ainda que a Copa América 2019 tenha culminado com a conquista do título por parte do Brasil, a verdade é que o a “Vinotinto” conseguiu mesmo travar o Brasil na prova, forçando um empate sem gols na fase de grupos.

Por onde passará a Copa América

Ao todo, serão nove os estádios pelos quais a Copa passará. Em solo argentino, cinco estádios vão acolher os encontros da competição. Em Buenos Aires, o Monumental Nuñez, casa do River Plate, será um dos palcos da ação. Os jogos da competição se jogarão também em Córdova, nomeadamente no estádio Mario Kempes, em Mendoza, no Malvinas Argentinas, em Santiago del Estero no Estádio Único e, por fim, o Ciudad de La Plata, em La Plata.

Já do lado colombiano da prova, o Atanasio Girardot, em Medellín, é o palco designado com maior capacidade, podendo receber mais de 50 mil torcedores em suas bancadas. O El Campín, em Bogotá, o Pascual Guerrero, em Cali e o Metropolitano, em Barranquilla, também vão receber as emoções da Copa. Importa referir que tanto a final quanto o encontro de atribuição dos 3º e 4º lugares serão ambos disputados em solo colombiano.

O caminho para a Copa

Antes de estrear na Copa América, o Brasil ainda vai ter quatro confrontos pela frente, distribuídos por dois momentos distintos, todos válidos pelas eliminatórias para a Copa do Mundo 2022. Em março, curiosamente, vai medir forças com as duas nações que organizarão a próxima edição da Copa América: a 23 de março, há enfrentamento com a Colômbia, ao passo que quatro dias depois tem “superclássico” frente a Argentina. Já no início do mês de junho, antes do início da Copa América, o Brasil terá confrontos com o Equador e o Paraguai.

Contas feitas, o Brasil deverá ter na Argentina a principal adversária na briga pela conquista desse título sul-americano.

COMENTÁRIOS dos leitores