Da primeira ao tabu de 52 anos: as finais Náutico x Sport

Reportagem separou um breve resumo de todas a finais de Campeonato Pernambucano entre as equipes

por Luan Amaral qui, 13/05/2021 - 08:00
Anderson Stevens/Sport Recife Sport x Náutico se enfrentaram na primeira fase esse ano e deu Leão: 3 x 0 Anderson Stevens/Sport Recife

A grande decisão do Campeonato Pernambucano de 2021 colocou Sport e Náutico na briga pelo título. Esse confronto vai se repetir pela 19ª vez na final da competição, curiosamente 70 anos depois dos times decidirem o estadual de 1951, o primeiro entre eles.

Pensando nisso, o LeiaJá listou cada um dos duelos decisivos, ao longo dessas sete décadas, que conta com ampla vantagem do Leão, além do tabu histórico de mais de 50 anos sem triunfo do Náutico sobre o Sport em finais. Mas calma alvirrubro, teve um tal de "hexa" nesse meio.

1951

O ano era 1951, o Náutico já havia conquistado quatro títulos, se firmava como um dos grandes do estado e chegou até a final do torneio, dividido em três jogos, contra o Sport. Depois de vencer o primeiro jogo e empatar o segundo, o terceiro confronto deu o primeiro título do Timbu em cima do rival após vencer por 1x0. O gol foi de Fernandinho.

1954

Em 1954, os times voltaram a se enfrentar numa decisão de estadual também em três jogos. No primeiro jogo na Ilha, empate em 2x2, no segundo, no mesmo local, vitória alvirrubra por 3x2. No derradeiro confronto um novo empate, em 1x1 e mais um título para o time da Rosa e Silva.

1955

No ano seguinte, finalmente o Sport conseguiu superar seu rival. Depois de vencer nos Aflitos e empatar na Ilha, o Leão voltou a visitar seu algoz, mas desta vez saiu de campo vencedor após Traçaia marcar três vezes. Os duelos finais entre eles sofreram um hiato e só voltaram a acontecer em 1961. 

1961

O Sport igualou a contagem, com uma vitória por 3x2 na Ilha do Retiro, depois de ter conquistado a vantagem nos primeiros dois jogos com uma vitória e um empate.

1963

Daí em diante, o Náutico inicia uma hegemonia estadual que só ele alcançou até hoje: o hexacampeonato. O ponta pé inicial foi em 1963, quando voltou a vencer o Sport em uma final, também disputada em três jogos, com a última partida sendo um 4x2.

1965

A cena se repetiu em 1965. O Timbu seguia seu caminho rumo ao histórico hexa e venceu o Sport nos dois jogos da final daquele ano por 2x0, provando sua superioridade e domínio naqueles tempos.

1966

Naquele ano, o jogo derradeiro teve o resultado mais largo entre os times em finais no Campeonato Pernambucano. O 5x1 determinou mais um título alvirrubro sobre os rivais, que ampliava ainda mais a vantagem no confronto direto. 

1968

Em 1968, a coroação do momento histórico que vivia o Náutico. O inédito e ainda inalcançável hexacampeonato pernambucano veio e quis o destino que fosse sobre o Leão. O gol de Ramos decretou a sexta conquista seguida, mas mal sabiam os alvirrubros que toda aquela hegemonia viraria um tabu de décadas. Desde então, nunca mais o Timbu venceu o Sport em decisões. 

1975

Os times se reencontraram em 1975, na primeira final em jogo único entre eles e o Sport venceu. O resultado do duelo foi 1x0. 

1977

Novo encontro de 1977, o gol de Mauro valeu mais um titulo para o Leão, o quarto sobre o rival. 

1981

O Sport chegava mais perto de igualar a disputa particular entre os dois times ao vencer o Timbu por 2x0. Essa era a terceira final seguida vencida pelo Leão. 

1988

O duelo então ficou sete anos sem acontecer. Mas em 1988, o Sport igualou a contagem com seis títulos para cada um, no duelo particular entre os rivais. O placar foi largo e a vitória rubro-negra foi de 4x1. 

1991

O Sport tomou gosto e, em 1991, aplicou mais uma derrota pesada no rival na decisão do Campeonato Pernambucano: 3x0 na Ilha do Retiro. Pela primeira vez, o duelo particular passou a ter mais vitórias dos rubro-negros. 

1992

Em 92, um pouco mais de equilíbrio no duelo, que nos últimos anos terminou com vitórias largas do Leão. O Timbu ainda lutou e venceu o primeiro jogo. Mas, com a vantagem, o Sport ganhou a segunda partida por 1x0 e consequentemente conquistou mais um caneco. Era a sétima vencida sobre o rival.

1994

Dois anos depois, seguiu a sina do Sport de vencer o Timbu. O resultado do jogo decisivo em 94 foi 2x0 na Ilha do Retiro. 

2010

Já no novo século, exatamente em 2010, foi quando as equipes voltaram a se enfrentar em uma final. Foram 16 anos sem jogos entre os times em decisões de estadual. O gol foi de Leandrão na Ilha do Retiro. 

2014

Já em 2014 o duelo teve um palco inédito. Foi a primeira vez que o título entre os rivais foi decidido na Arena de Pernambuco, construída para a Copa do Mundo daquele ano. O gol contou com leve toque de Durval, suficiente para virar mais um troféu na galeria do Leão.

Embed:

2019

No duelo mais recente, em 2019, com a Ilha do Retiro como palco, o jogo teve muito drama. O Timbu, fora de casa, buscou o placar e levou tudo para as penalidades. Mas os donos da casa fizeram valer sua força e impuseram a 10ª derrota seguida sobre os rivais nas finais.

2021...

Mas e agora? Em 2021, completaram 52 anos que o Náutico não ganha uma final para o Sport. Esse ano teremos algo inédito: o VAR, confirmado pela FPF. O Timbu quebra o tabu ou o Leão mantém a hegemonia? Daqui a dois domingos, nós saberemos.

COMENTÁRIOS dos leitores