Náutico chega ao título com campanha quase perfeita

Náutico só perdeu um jogo no Campeonato Pernambucano desse ano

por César Lui dom, 23/05/2021 - 18:48
Tiago Caldas/CNC Elenco do Náutico campeão pernambucano de 2021 Tiago Caldas/CNC

Fim do tabu. Após 52 anos, o Náutico venceu o Sport em uma final de Campeonato Pernambucano. A última vez havia sido em 1968. Com isso, o Timbu chegou ao seu 23º título estadual. O caminho até o troféu teve apenas uma derrota.

Relembre a campanha do Náutico no Estadual:

O Náutico entrou em 2021 jogando apenas o estadual, fora da Copa do Brasil e da Copa do Nordeste. O clube manteve a base da equipe de 2020, inclusive o treinador Hélio dos Anjos.

Com o calendário menos apertado, os treinamentos puderam ser feitos com tranquilidade. Tudo favorável para iniciar o Pernambucano com o pé direito, com uma goleada por 5x0 contra o Central.

Embed:

Nas rodadas seguintes, vitórias contra o Sete de Setembro (1x0), Vera Cruz (3x1) e passeio contra o Vitória (4x1). O Timbu tinha, naquele momento, 13 gols marcados e apenas dois sofridos. Sendo a sensação do campeonato, tinha o quarteto Kieza, Erick, Vinicius e Jean Carlos funcionando perfeitamente.

Na quinta rodada apenas, teve sua primeira partida complicada, 3x2 contra o Salgueiro, no dia em que completou 120 anos. O Náutico chegou a abrir 2x0, sofreu o empate, mas Kieza decidiu e sacramentou a vitória, de pênalti.

Na sexta rodada, uma vitória onde mandou no jogo no primeiro tempo do Clássico das Emoções: 2x1 contra o Santa Cruz, já garantindo a classificação direta às semifinais. Encerrando sua passagem pela primeira fase, goleada contra o Retrô, por 4x1, empate com o Afogados por 2x2 e a derrota  para o Sport, 3x0, a única na competição.

Avançando direto às semifinais, aguardou o vencedor de Santa Cruz x Afogados e enfrentou o rival tricolor. Kieza decidiu, marcando o primeiro após escorar a bola na pequena área, e o segundo de pênalti: 2x1.

Na primeira partida da final, na Arena de Pernambuco, empate em 1 x 1, com Everaldo marcando para o Sport e Wagner para o Náutico.

O jogo do título

Nos Aflitos, apesar do domínio no campo, o Náutico não foi capaz de converter em gols as chances criadas na final do Campeonato Pernambucano que aconteceu neste domingo (23), nos Aflitos, contra o Sport. O 1x1 no tempo normal levou o duelo para a cobrança de grandes penalidades.

Marquinhos perdeu a quarta cobrança e deixou para Kieza que decidir o título e por fim o tabu de 52 anos sem que o Náutico vencesse uma final sobre o Sport. No final do jogo teve muita confusão após o apito final. Jogadores e comissão do Sport questionaram decisão do VAR que anulou defesa de Mailson por se adiantar na cobrança de Giovanny.

Próximos objetivos

Agora o clube tem o gás necessário para conseguir o principal objetivo da equipe que é o acesso à Série A no Brasileiro, passando uma borracha no desempenho de 2020 e trazendo para 2022, tudo que o torcedor alvirrubro quer: o Náutico disputando tudo nas “cabeças” das competições.

COMENTÁRIOS dos leitores