Copa América trouxe nova variante de Covid para o Brasil

Possibilidade de disseminação de novas cepas durante a competição já preocupava especialistas e motivou alguns estados, como São Paulo e Pernambuco, a vetar a realização dos jogos

seg, 12/07/2021 - 11:17
Pixabay O Adolfo Lutz já notificou o governo do Mato Grosso e o Ministério da Saúde acerca da mutação colombiana. Pixabay

O Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, detectou a presença de uma nova variante de Covid-19 no Brasil. A constatação foi feita através de amostras positivas para o vírus de um equatoriano e um colombiano, colhidas no Mato Grosso, onde as seleções de Colômbia e Equador se enfrentaram. A mutação em questão é a variante de interesse  B. 1.216, originária da Colômbia, que chegou nos Estados Unidos e na Europa.

As variantes de interesse do novo coronavírus são as cepas que precisam ser acompanhadas, embora ainda não haja evidências de que desenvolveram formas mais letais ou contagiosas. No levantamento mais recente da Conmebol, realizado em 24 de junho, foi registrado que 166 pessoas relacionadas à Copa América estavam com Covid-19. Estados, então, encaminharam amostras dos jogadores, comissão técnica e delegações dos países para o instituto.

Por temer a possibilidade de que a vinda de estrangeiros expusesse o Brasil a novas variantes do novo coronavírus, especialistas se posicionaram contra a realização da Copa América no país. Alguns estados, como São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, vetaram a realização da competição.

O Adolfo Lutz já enviou alertas acerca da mutação colombiana para o governo do Mato Grosso e o Ministério da Saúde. Só em São Paulo, o instituto já detectou a existência de 21 variantes do novo coronavírus, segundo balanço divulgado pelo Butantan no dia 26 de junho.

COMENTÁRIOS dos leitores