Via de mão dupla no esporte forma competidores e amigos

O mundo esportivo pode ser importante para a saúde, o aprendizado de regras, respeito aos companheiros e formação de laços de amizade

qui, 09/09/2021 - 08:58

O esporte, de modo geral, tem como princípio o desenvolvimento físico e da saúde. Serve também para a aquisição de valores necessários para a conexão social, além de ter papel educativo.

Seja em atividades individuais ou coletivas, quem nunca desafiou um amigo em alguma modalidade esportiva? O esporte tem como característica a competitividade. No entanto, não há como negar a construção de amizades, igualmente. 

Para o professor e gestor esportivo Ignácio Neto, os benefícios obtidos na prática do esporte são evidentes. “Resulta em diversos benefícios físicos e mentais como: melhoria no ânimo, disposição, há a liberação de hormônios importantes para o equilíbrio do organismo como a adrenalina, endorfina, dopamina etc., ajuda na parte estética e principalmente no aumento da longevidade e qualidade de vida”, comenta.

Os fatores psicológicos também são primordiais. Carmen Tereza da Silva Xavier, psicóloga e profissional de Educação Física, diz que o esporte pode ser usado não apenas como ferramenta social, mas também como instrumento de aprendizado de regras de convívio e respeito. “Para as crianças, a oportunidade de viver o esporte possibilita o aprendizado de saber perder e desenvolver a resiliência. Já para os adultos os benefícios psicológicos estão mais ligados à diminuição do nível de estresse e controle da ansiedade”, observa.

A psicóloga destaca que o esporte é uma ferramenta terapêutica e que auxilia no tratamento de indivíduos que sofrem de transtorno de ansiedade e depressão, por exemplo. Porém, para isso, segundo ela, devem acontecer de forma regular, com a frequência, a duração e a intensidade controladas por profissionais de Educação Física.  

As competições fortalecem os vínculos. Com a jogadora de futebol Gislane Queiroz, a

Lora Capanema, não foi diferente. Ao longo de nove anos de vida esportiva, surgiram várias histórias de amizades. Entre elas, destaca a também jogadora e amiga Geize Lira, que a ajudou no convívio com as companheiras, sendo fundamental para sua formação como atleta nos aspectos do respeito, fair-play, estudo, determinação, persistência e compromisso.

Lora aponta ainda os benefícios no campo físico, o de manter o corpo sempre em forma e com bom condicionamento. No mental, a prática esportiva trabalha o cognitivo, a concentração, o autocontrole e a autocrítica, assim como a interação com outras pessoas, seja do time ou de fora, e com as torcidas.

Um grande círculo de amizades foi construído por Sílvio Veras, nos mais de dez anos como atleta do handebol, desde o infantil até o adulto. No Pará, a modalidade é amadora, geralmente vinculada a escolas e universidades com bolsas de estudo, e proporcionou a Silvio, além de treinamento e saúde mental, muito convívio social por meio das competições e viagens.

Personal Trainer, Silvio Veras diz que alguns companheiros de esporte, de tão próximos, tornaram-se padrinhos uns dos outros e as famílias combinam confraternizações até hoje. Ele afirma que os valores aprendidos no esporte são utilizados na vida e na profissão.

Os laços de amizade de Elina Fádell vêm em dose dupla. “Conheci as minhas duas melhores amigas no esporte. Iniciamos nas corridas de aventuras, trilhas de mountain bike, desde 2003. Atualmente, estamos no Triathlon”, relembra. Além disso, Elina conta que passou a compreender melhor a necessidade de buscar políticas de educação e cidadania.

Ela acrescenta que por meio do esporte aprendeu a ser paciente, resiliente e mais humana. No viés social, passou a valorizar e respeitar o espaço do próximo, bem como o autoconhecimento, a disciplina e a coragem.

Amador ou profissional, para os atletas, o mundo esportivo pode construir grandes histórias, com laços de amizades para a vida.

Por Dinei Souza.

Embed:

 

COMENTÁRIOS dos leitores