Jogador revela ser gay: 'Quero jogar futebol e igualdade'

Joshua Cavallo, jogador da liga australiana de futebol, publicou texto e vídeo declarando ser homossexual e pedindo igualdade no meio do futebol

por César Lui qua, 27/10/2021 - 09:41
Reprodução/Instagram O jogador de futebol Joshua Cavallo Reprodução/Instagram

O jogador da liga australiana de futebol, Joshua Cavallo, foi às redes sociais nessa terça-feira (27) e se revelou homossexual. Aos 21 anos, em texto e vídeo, afirmou estar lutando contra sua sexualidade há seis anos e agora, mesmo em um meio preconceituoso, era hora de se aceitar. “Eu sou um jogador de futebol e sou gay. Tudo que eu quero fazer é jogar futebol e ser tratado com igualdade”, desabafou.

Joshua joga no Adelaide United, clube da A-League, primeira divisão australiana e que chegou nas semifinais da última temporada. O meio-campista iniciou o texto dizendo que estava pronto para finalmente falar sobre algo que escondia. “Tenho orgulho de anunciar publicamente que sou gay. Foi uma jornada chegar a este ponto da minha vida, mas não poderia estar mais feliz. Tenho lutado contra minha sexualidade há seis anos e estou feliz por poder colocar tudo isso de lado”, publicou.

Durante seu desabafo, Joshua descreveu como lidou com tudo desde a infância, chegando a fase adulta e buscando se tornar um jogador de futebol. “Crescendo, senti necessidade de me esconder porque tinha vergonha. Vergonha de nunca ser capaz de fazer o que amo fazer e ser gay. Esconder quem realmente sou para perseguir o sonho que sempre desejei quando criança”, afirmou em trecho.

O jovem atleta ainda refletiu sobre como enxerga o futebol para com os homossexuais. “Jogar futebol e ser tratado com igualdade nunca me pareceu uma realidade. Sendo um jogador de futebol gay enrustido, tive que aprender a mascarar meus sentimentos para me encaixar no molde de um jogador de futebol profissional. Crescer sendo gay e jogar futebol eram apenas dois mundos que antes não se cruzavam. Vivi minha vida pensando que esse era um assunto que eu nunca falaria”, explicou.

Com o anúncio, Joshua sabe que pode sofrer preconceitos e ter sua carreira afetada por impactos negativos, mas torce para que não e busca ser inspiração para outros jogadores gays que não tiveram ainda a coragem necessária para se revelarem homossexuais. “Como jogador gay, sei que existem outros que vivem em silêncio, quero ajudar a mudar isso, mostrar que todos são bem-vindos no futebol e merecem o direito de serem autênticos. É surpreendente saber que não existem jogadores de futebol profissionais gays atuando ativamente, não só na Austrália, como no mundo todo. Tenho esperanças de que isso mude daqui pra frente”, escreveu.

O vídeo publicado pelo jogador com o título “a verdade” foi compartilhado pelo Adelaide United, clube em que atua, como forma de apoio, o que gerou agradecimentos por parte de Joshua. “A minha família Adelaide United, obrigado por me receber com o maior respeito e aceitação”, concluiu.

COMENTÁRIOS dos leitores