Conheça mais sobre o Ajax FC

Clube holandês é considerado uma potência do futebol mundial

por Vinícius Tomei seg, 29/11/2021 - 22:54
Instagram/@afcajax Instagram/@afcajax

O Ajax FC é o principal clube da Holanda e na atual Champions League está com 100% de aproveitamento até o momento, sem falar que chegou à semifinal da competição, em 2019. Com isso, a equipe despertou um grande interesse do público mundial. Porém, o que nem todo mundo sabe é que a instituição já é uma potência mundial desde 1970/71, quando conquistou sua primeira Champions League. O LeiaJá preparou um conteúdo especial sobre o clube e o motivo dele ser considerado um dos grandes europeus:

 O Amsterdamsche Football Club Ajax foi fundado em 1900. Desde então, a equipe encanta o mundo com sua filosofia de jogo e seus ótimos jogadores da base. Essa filosofia de jogo que foi referência para Pep Guardiola forjar seu estilo de jogo para suas equipes e o fez ser um dos principais treinadores da história.

 Além de possuir uma filosofia, ou estilo de vida próprio, o Ajax estabeleceu uma hegemonia no futebol nacional com 35 títulos nacionais, quatro Champions League, uma Liga Europa, dois Mundiais e 20 copas dos Países Baixos. Mas a sua última conquista da Champions League, principal título Europeu, foi na temporada 1994/95.

 De acordo com os títulos conquistados, a filosofia do Ajax funciona. Esse estilo de jogo se iniciou com o inglês Jack Reynolds, o treinador é responsável pela revolução da equipe e passou pelo clube entre 1915 e 1947. A mentalidade de Jack Reynolds era o "Futebol Total'', isso significava que sua equipe buscava o futebol agressivo e em direção ao gol do adversário.

 Porém, a década de ouro do Ajax ocorreu em 1970. O clube buscou se fortalecer para comandar a Europa. Com isso, usou jovens jogadores de sua base, juntamente com Johan Cruijff, Piet Keizer, Sjaak Swart e Johan Neeskens. Na década de 1970, o clube conquistou seis títulos nacionais, três Champions League, quatro copas dos Países Baixos e um mundial. Além disso, a equipe foi base da Holanda na copa de 1974 e ganhou o título de "Laranja Mecânica", considerada a melhor geração holandesa da história.

 Apesar do meteórico sucesso na década de 1970, após isso, o clube não conseguiu retomar o protagonismo na Europa. Mas sempre surpreende com seu futebol vistoso e bons jovens jogadores, como os brasileiros: Antony e David Neres. Além dos jogadores atuais, o Ajax já revelou nomes como Ibrahimovic, Luis Suárez, Van der Sar e Marco Van Basten.

 O Ajax possui uma página no Guinness Book, como a equipe com a maior sequência de vitórias, 26 vitórias consecutivas, entre 3 de outubro de 1971 e 29 de março de 1972.

COMENTÁRIOS dos leitores