Briga de torcidas antes de partida termina com 54 presos

A polícia da capital portuguesa teve de disparar tiros para o ar para dispersar os grupos em conflito

qui, 09/12/2021 - 12:00

O jogo de quarta-feira entre Benfica e Dínamo de Kiev, da Ucrânia, que terminou com a classificação do time português às oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa após a vitória por 2 a 0, ficou marcado pela violência fora do estádio da Luz, em Lisboa, entre torcedores das duas equipas. Ao todo, 54 pessoas foram detidas - todas elas da torcida ucraniana -, sendo que 13 delas tiveram que receber assistência médica.

A polícia da capital portuguesa teve de disparar tiros para o ar para dispersar os grupos em conflito. Laura Bicheiro, subcomissária da Polícia de Segurança Pública (PSP), narrou os contornos da violência junto ao estádio da Luz.

"Pelas 19h30 (horário local), no exterior do estádio, apareceu uma situação de desordem entre torcedores do Benfica e do Dínamo de Kiev e houve necessidade de a polícia se deslocar até ao local rapidamente e fazer cessar esses confrontos. Desta situação temos a registrar 54 detenções, sendo que 12 dos detidos foram assistidos pelo INEM e transportados para a unidade hospitalar por elementos da polícia. Reportamos situações como dificuldades respiratórias e pequenos traumas", explicou Laura Bicheiro.

Durante os distúrbios houve arremesso de pedras, garrafas e tochas, inclusive contra as forças de segurança. A PSP destacou para o local unidades especiais para controlar os torcedores e teve mesmo de recorrer a disparos para o ar.

Entretanto, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP emitiu nesta quinta-feira uma nota oficial para informar que os detidos são suspeitos "do crime de participação em rixa" e vão comparecer a um tribunal na capital portuguesa.

O comunicado fala ainda em "17 disparos de arma de fogo para o ar", para controlar os confrontos e efetuar as detenções, e esclarece que os 54 detidos são "alegados torcedores do clube visitante", embora ainda prossigam "diligências para identificar outros envolvidos, que não foi possível deter no local". A PSP acredita que o confronto tenha sido previamente combinado.

COMENTÁRIOS dos leitores