Conheça mais sobre Muhammad Ali

O pugilista, que faria 80 anos nesta segunda até hoje é considerado o melhor de sua categoria, foi uma voz que se destacou também contra o racismo

por Vinícius Tomei seg, 17/01/2022 - 20:56
Instagram/@muhammadali Instagram/@muhammadali

Muhammad Ali (1942-2016) completaria 80 anos nesta segunda-feira (17). Ali foi um pugilista estadunidense e recebeu o título de "The Greatest" considerado o melhor pugilista da história do esporte. Em homenagem ao atleta, o LeiaJá preparou uma matéria especial para você conhecer mais sobre a vida e carreira de Ali:

Muhammad Ali-Haj se converteu ao Islamismo e mudou seu nome para Muhammad Ali, antes disso, o nome de nascimento era Cassius Marcellus Clay Jr.

Ali dizia que a primeira vez em que ouviu falar da Nation of Islam (grupo político e religioso de Detroit) foi quando estava competindo em Chicago por um campeonato de boxe, em 1959. Em 1961, Ali se reuniu pela primeira vez com o grupo e continuou a frequentar as reuniões após isso. Em 1962, Muhammad finalmente se converteu para a religião, isso com forte incentivo de Malcolm X, que viria a se tornar seu mentor espiritual e político.

A atitude de Muhammad repercutiu antes de uma luta, o que fez o evento quase ser cancelado. Além disso, Ali foi considerado o primeiro esportista a aliar esporte e política.

Outro exemplos de forte manifestação de Ali foi antes da luta contra George Foreman, em que Ali se colocou como um lutador da África, enquanto Foreman ficou como um símbolo da alienação negra estadunidense. Este episódio é retratado no filme "Quando Éramos Reis", de 1974. Além disso, Ali entrou para história após negar lutar na Guerra do Vietnã, "Nenhum vietcongue me chamou de crioulo, porque eu lutaria contra ele?", disse Ali na época.

Em uma operação chamada "Projeto MINARET", a National Security Agency (NSA) monitorou as comunicações de várias personalidades dos Estados Unidos, inclusive Ali, Martin Luther King e outras pessoas que criticavam as ações dos Estados Unidos no Vietnã. Logo em seguida o programa de espionagem foi encerrado e dado como "desonroso, senão totalmente ilegal" pela própria NSA.

Muhammad Ali possui um currículo esportivo de se invejar. Com 56 vitórias (37 nocautes e 19 decisões), cinco derrotas (4 decisões e 1 TKO) e zero empates. Além disso, quatro de suas cinco derrotas vieram após completar 30 anos, sendo seu único TKO, sofrido, em sua penúltima luta como profissional, aos 38 anos.

Muhammad Ali foi considerado, em 1999, "O desportista do século" pela revista Sports Illustrated. Além disso, em 1974 foi considerado o atleta do ano e ganhador do Hickok Belt, importante premiação da época.

Em 1996, Ali foi o acendedor da Pira Olímpica, em Atlanta. No ano seguinte, 1997, recebeu o prêmio Arthur Ashe Courage Award, que é considerado como um reconhecimento à coragem de uma personalidade.

Ali gravou 2 álbuns musicais. O primeiro, I Am the Greatest, foi indicado ao Grammy na categoria Best Comedy Álbum, em 1963. Já o segundo álbum, The Adventure of Ali and His Gang vs. Mr. Tooth Decay, também foi indicado ao Grammy, mas na categoria Best Album for Children, em 1976.

COMENTÁRIOS dos leitores