Confira seis benefícios que a natação traz para seu corpo

Prática esportiva trabalha com o corpo inteiro, além de estar ao alcance de crianças menores de três anos e pessoas com limitações ou lesões corporais

por sex, 08/04/2022 - 19:45
Flickr/Marcos Alves Flickr/Marcos Alves

Nesta sexta-feira (8) é comemorado o Dia Mundial da Natação. Essa prática esportiva é muito mais do que apenas saber nadar, apesar de essa ser uma habilidade importante e completa. É procurada por pais, pois é o único esporte que trabalha com o corpo inteiro e pode ser praticada por crianças menores de três anos e também por pessoas com limitações ou lesões corporais.  

Possui benefícios que contribuem não apenas para a saúde corporal, mas também, mental. Fatores como a melhora do condicionamento físico geral e fortalecimento muscular são vantagens já conhecidas da prática desse esporte, mas existem outros benefícios da natação. Confira a seguir, outros benefícios: 

1 – Ajuda o sistema respiratório: A natação exige maior contração e expansão dos pulmões, sendo benéfico, principalmente, para pessoas que possuem Asma (doença que causa inflamação nas vias respiratórias, dificultando a puxada de ar). 

2 – Ajuda a relaxar: Na natação, os exercícios ajudam na ansiedade, além de aumentar os níveis de autoestima e melhora significativa no desempenho e concentração, ajudando nas tarefas diárias.  

3 – Ajuda no fortalecimento e correção postural: A resistência da água e as técnicas dos quatro nados (peito, costas, borboleta e crawl) exigem um alongamento constante da coluna vertebral, onde vários agrupamentos musculares são trabalhados. 

4 – Mantém a pressão arterial baixa e controla a glicose: de acordo com a professora de natação, Lorrayne Caes Silva, a água possui uma pressão que atua sobre o corpo, auxiliando a melhoria da circulação sanguínea e ajuda na pressão arterial. Através dos volumes de movimento na água, os músculos estimulam, durante sua contração, a entrada de glicose para regular o nível de insulina. 

5 – Combate ao estresse e melhora na memória: Além de promover prazer e bem-estar, a natação melhora a satisfação e humor. Também melhora a oxigenação do sangue, fazendo com que melhore a memória e a capacidade de raciocínio. 

6 – Ajuda a emagrecer e a queimar gordura: Os músculos são forçados a exercerem um esforço maior dentro da água, o que aumenta o gasto de calorias, porém depende da intensidade dos exercícios e emagrecimento, da sua alimentação saudável, equilibrada e pobre em calorias para que consiga queimar a gordura e emagrecer. 

Por Camily Maciel 

COMENTÁRIOS dos leitores