Manoel Tobias completa 51 anos

Jogador foi responsável por momentos gloriosos do futsal brasileiro

por Vinícius Tomei qua, 20/04/2022 - 21:53
Divulgação/ Liga Nacional de Futsal Divulgação/ Liga Nacional de Futsal

Nesta terça-feira (19), Manoel Tobias, lendário jogador de Futsal, completa 51 anos. O atleta foi um dos primeiros jogadores a atrair os holofotes para as quadras e foi responsável por momentos gloriosos do futsal brasileiro e mundial. Além de ser um dos únicos jogadores a ser comparado com Falcão. Conheça mais sobre o eterno camisa 5 das quadras:

Tobias sempre teve uma ligação forte com o futebol. Já que seu pai quase foi jogador profissional, atuando pelo sub-20 do Santa Cruz. O pontapé inicial na vida de Manoel no futsal se deu após a sua família se mudar, em 1984, para Cordeiro, no Recife. Lá, ele chamou a atenção do professor de educação física de sua escola.

Em 1999, quando jogava no Atlético-MG, Manoel bateu o recorde de mais gols marcados em uma edição da LNF. Com uma campanha que deu o título da liga para o clube mineiro, Tobias balançou as redes 52 vezes e não só bateu o recorde como é um número que ainda não foi alcançado, mesmo mais de 20 anos depois.

Em 1996, após não chegar a um acordo com o Enxuta, o Grêmio estava observando Manoel e enviou uma proposta para o salonista. Porém, ele não aceitou de primeira. Mas, depois de algum tempo, o Felipão, treinador do clube gaúcho na época, ligou para Tobias. O técnico queria contar com ele na equipe de futebol de campo.

Após pendurar o tênis em 2007, Manoel queria continuar no meio do esporte. Não como treinador, mas sim de alguma forma  que pudesse ajudar o próximo. Assim, em 2008, Tobias conseguiu uma parceria com o Sesc e com o Fecomércio do Ceará, que ajudou a fundar a Manoel Tobias Futsal Sesc.

Em 2019, o Manoel Tobias entrou para o Hall da Fama do Futsal no jogo de craques. Dessa forma, o bicampeão Mundial ficou marcado para sempre na história das quadras. Os títulos durante a sua carreira foram: três Ligas Nacionais de Futsal; sete Copa América; duas Copas do Mundo; duas Copas Intercontinentais; dois Campeonatos Mineiro; um Campeonato Carioca; um Torneio Rio-São Paulo-Minas; um Campeonato Catarinense e uma Copa Internacional Renner (Futebol de campo). Já as conquistas individuais foram: três vezes melhor do mundo pela FIFA; duas Bolas de Ouro; duas vezes artilheiro da Copa do Mundo e detentor do maior recorde de gols em uma edição da LNF.

COMENTÁRIOS dos leitores