Neymar será julgado um mês antes da Copa do Catar

O brasileiro pode ser preso na Espanha se forem comprovadas as fraudes na transferência para o clube catalão

por Victor Gouveia qua, 27/07/2022 - 11:05
Reprodução/Barcelona A promotoria pede dois anos de prisão para Neymar Reprodução/Barcelona

O Tribunal de Barcelona vai proferir, em outubro, a sentença do processo que apura supostas irregularidades na transferência de Neymar ao Barcelona. A promotoria pede dois anos de prisão para o brasileiro e também denuncia dois ex-presidentes do clube.

Neymar deixou o Santos em 2013 por um contrato de 57,1 milhões de euros, equivalente a R$ 310 milhões. No entanto, a empresa DIS tinha os direitos econômicos do jogador na época e apontou que o documento foi fraudado. O valor real teria sido dividido em contratos paralelos, denunciou.

A Justiça espanhola instaurou o processo e suspeita que, na verdade, o meia chegou ao Barcelona por 83,3 milhões de euros, cerca de R$ 453 milhões. A polêmica causou a demissão de Sandro Rossel, então presidente do clube.

Ele, Neymar e o também ex-presidente do Barcelona Josep Bartomeu são acusados de corrupção entre particulares. Os dois cartolas ainda respondem por fraude fiscal. 

As sessões no tribunal devem ocorrer entre os dias 17 e 31, e o ex-presidente do Santos Odilio Rodrigues Filho também deve comparecer.

COMENTÁRIOS dos leitores