Palmeiras tem 95,6% de chances de ganhar o Brasileirão

Faltando apenas dez rodadas para acabar o campeonato nacional, a equipe palestrina tem 60 pontos, nove a mais que o vice-líder Fluminense

qui, 29/09/2022 - 11:19
César Greco/Palmeiras Murilo fez o gol da vitória diante do Atlético Mineiro César Greco/Palmeiras

O Palmeiras caminha a passos firmes para conquistar o seu 11º Brasileirão. A vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, nesta quarta-feira, no Mineirão, fez o time comandado por Abel Ferreira chegar a 95,6% de chances de ser campeão, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Faltando apenas dez rodadas para acabar o campeonato nacional, a equipe palestrina tem 60 pontos, nove a mais que o vice-líder Fluminense, e só um desastre tiraria a taça dos palmeirenses. O tricolor carioca tem apenas 2,7% de chances de ser campeão, enquanto o Internacional, terceiro colocado, aparece com 1,3%. As outras equipes do pelotão de frente surgem com menos de 1%.

A briga por uma vaga na Libertadores também está perto de ser encerrada. Com o Palmeiras confirmado, Flu e Inter aparecem com probabilidades de 99,4% e 97,8%, respectivamente, de jogar a competição sul-americana no próximo ano. O Corinthians, por sua vez, também está com um pé no torneio internacional, com possibilidade de 88,8%. Vale lembrar que o alvinegro paulista também está na final da Copa do Brasil, que garante vaga direta. O rubro-negro carioca tem 82,5%.

Com chances remotas de vaga entre os seis primeiros, São Paulo e Santos aguardam a definição das finais da Libertadores (Athletico-PR x Flamengo) e da Copa do Brasil para saberem se o G-6 virar G-8 e sonharem com uma presença na principal competição de clubes da América.

Por outro lado, ambos têm boas chances de marcar presença na Sul-Americana. O time da Baixada tem 65,9% de probabilidade, enquanto o tricolor do Morumbi, finalista da atual edição, que também dá vaga direta para a Libertadores, tem 63,1%. O título garante uma vaga direta na Libertadores.

Na parte de baixo da tabela, o Juventude e Atlético-GO praticamente já deram adeus à Série A, com 99,61% e 98,4%, respectivamente de risco de queda. O Avaí, em 18º, também precisa de uma arrancada para fugir da segundona. A possibilidade do time catarinense cair é de 72%. O último no grupo do descenso provavelmente será decidido entre Coritiba (41%), Cuiabá (39,9%) - que atualmente abre a zona da degola -, e Ceará (30,9%).

COMENTÁRIOS dos leitores