Boxe apresentará nova categoria para atletas transgêneros

Conselho Mundial de Boxe convocará lutadores trans em 2023

por Thiago Seabra qui, 29/12/2022 - 16:40
Pixabay Luta de boxe Pixabay

O presidente do Conselho Mundial de Boxe, Mauricio Sulaiman, afirmou em entrevista ao The Telegraph que a entidade fará uma chamada global em 2023 para que atletas trans se apresentem com o objetivo de criar uma liga separada das demais.

Segundo Sulaiman, atletas trans não poderão competir contra pugilistas não trans. Há a possibilidade de a regra adotada ser a de que um lutador trans nascido homem só poderá competir com outro lutador trans nascido homem, por exemplo.

“É a hora de fazer isso, e estamos fazendo isso por segurança e inclusão. Temos sido os líderes em regras para o boxe feminino - então os perigos de um homem lutando contra uma mulher nunca vão acontecer por causa do que vamos implementar”, afirmou.

"No boxe, um homem lutando contra uma mulher nunca deve ser aceito independentemente da mudança de gênero. Não deve haver uma área cinzenta em torno disso, e queremos entrar nisso com transparência e com decisões corretas”, completou.

Nos últimos anos, o Boxe internacional teve um caso de atleta trans que obteve sucesso dentro do esporte. Patricio "Pat" Manuel começou o tratamento hormonal em 2014 e estreou no boxe masculino em 2018. Na ocasião, Pat derrotou Hugo Aguilar, em Indio, na Califórnia. Antes da transição, ele foi pentacampeão amador feminino nos EUA.

COMENTÁRIOS dos leitores