Confira momentos da rivalidade entre Warriors e Grizzlies

De uma publicação nas redes sociais até as trocas de farpas após título, a rivalidade entre os times de basquete tem crescido nos últimos jogos

por Camily Maciel sex, 27/01/2023 - 22:21
 Reprodução / YouTube - ESPN Reprodução / YouTube - ESPN

Trinta times compõem a NBA, divididos entre as conferências Leste e Oeste e uma das maiores rivalidades se dá entre o Golden State Warriors (São Francisco, Califónia) e Memphis Grizzlies (Memphis, Tennessee), ambos da conferência oeste. O que não faltam são provocações e o famoso “trash talk”. Desde uma publicação nas redes sociais até as trocas de farpas após o título, a rivalidade entre os times de basquete tem crescido nos últimos jogos.  

Desde 2020, quando Já Morant foi selecionado como segunda escolha geral do Draft, foram nove partidas disputadas entre os times na temporada regular e nenhuma das equipes se sobressaiu com dominância. Os Grizzlies conseguiram o maior número de vitórias (cinco no total), mas na hora que importava, na pós-temporada, nas semifinais de conferência da temporada passada, os Warriors não deram chance e venceram a série, por 4 a 2.  

Na temporada regular, o último encontro ocorreu no Natal, quando Klay Thompson, Draymond Green, Jordan Poole e DiVincenzo garantiram a vitória por 123 a 109. Por esta razão, a equipe do LeiaJá separou três momentos para explicar de onde e como essa rivalidade começou a aparecer e aumentar, se tornando uma das maiores da NBA atual. Confira a seguir: 

MVP de Finais não vai jogar pelo Memphis Grizzlies: Tudo começou com Andre Iguodala, que foi MVP das finais em uma conquista e quatro vezes campeão da NBA com o Golden State Warriors. Com a reformulação do time em 2019, ele foi negociado para o Memphis. O ala, que na época ainda era tricampeão, não se apresentou na equipe e, em comum acordo, discutiu termos para que ele treinasse por conta, se recuperava de lesão e procurasse outro time. Com isso não se apresentou pelos Grizzlies. Iguodala chegou a conversar com Ja Morant, mas todo o ruído forçou uma ida ao Miami Heat e depois um retorno aos Warriors. Toda essa situação não foi bem aceita pelos jogadores do Grizzlies. No entanto, Morant começou a publicar algumas coisas sobre Iguodala e Stephen Curry saiu em defesa do seu ala ao publicar uma foto nas redes sociais.  

Ascensão de Ja Morant e o desafiador Memphis: Ja Morant foi a segunda escolha geral de 2019 e deu seu salto de qualidade na NBA na temporada 2021/2022. O atleta conseguiu uma incrível média de 27,4 pontos, 6,7 assistências e 5,7 rebotes por jogo, com uma energia contra seus oponentes. O Memphis já estava melhorando, mas este avanço, junto ao desenvolvimento da equipe e de Desmond Bane, os colocou na segunda posição da Conferência Oeste, com empolgação pelo que o time mostrava. Morant se machucou na temporada passada e ficou um tempo fora do jogo, mesmo assim, a equipe se mostrou cada vez mais sólida. A energia da equipe chegou a ser comentada nas redes sociais. Depois das provocações sobre Iguodala e de ter vencido o Warriors em março, vários jogadores deram declarações sobre o fato. De outra maneira, Jaren Jackson Jr publicou uma provocação em direção ao Warriors, fazendo alusão ao slogan que carregou o time por anos.  

Playoffs 2022: Ao fim da temporada regular 2021/2022, Memphis se classificou na segunda colocação (56 vitórias e 26 derrotas) e os Warriors ficaram em terceiro (53-29) na Conferência Oeste. Com ambas as equipes ganhando na primeira rodada, se classificaram para as semifinais de conferência e fizeram uma série de pós-temporadas hostil. O Warriors abriu 3 a 1, com duas vitórias apertadas. No Jogo 4, a torcida do Memphis começou a criar um ambiente agressivo, com alguns torcedores na beira da quadra gritando na cara de Stephen Curry. Com isso, Ja Morant teve complicações com algumas construções nessa série e o cenário foi ficando complicado para os Grizzlies, que mesmo com algumas derrotas, perdeu por 4 a 2 para o time que pouco depois seria campeão da liga. Depois disso, as provocações entre os jogadores adversários foram aumentando nas redes sociais.

COMENTÁRIOS dos leitores